Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1797
Tipo: Monografia
Título: A documentação pedagógica como contribuição no processo de investigação e reflexão da prática na Educação Infantil
Autor(es): Klein, Talyne
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Segundo membro da banca: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Resumo: A presente pesquisa propõe uma reflexão acerca do tema documentação pedagógica na Educação Infantil, pois muito se fala sobre a necessidade dos professores avaliarem sua prática de modo a melhorar sua atuação em sala de aula. Nessa direção, a pesquisa teve como seu principal objetivo a investigação de como a documentação pedagógica pode auxiliar no processo reflexivo da prática docente na Educação Infantil. Para entender como a documentação pedagógica influencia no processo reflexivo docente, se faz necessário compreender como a Educação Infantil foi se constituindo no campo do saber científico e na legislação brasileira. Por isso, inicialmente será apresentado um breve histórico em relação às conquistas e aos desafios enfrentados em busca da Educação Infantil e da prática docente. Posteriormente, discute-se o que é a documentação pedagógica e como ela pode ser usada na reflexão da prática docente no âmbito da Educação Infantil. Para tanto, será realizado um Estado de Conhecimento que se refere à contribuição científica já realizada sobre o tema. Além disso, a metodologia usada para a sistematização e materialização da pesquisa foi através de revisões bibliográficas e documentais, tendo como fonte de análise o dossiê de estágio de Educação Infantil, com a finalidade de destacar as contribuições teóricas e concepções acerca do assunto pesquisado. As conclusões apontam que a documentação pedagógica contribui para a aprendizagem das crianças e para o aperfeiçoamento do trabalho educativo, pois ela oferece informações e subsídios na formação dos professores, permitindo observar, registrar e refletir acerca de como suas intenções educativas vão ganhando forma e se constituindo em realidade na sala de aula, traduzindo-se em aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Palavras-chave: Educação Infantil
Documentação pedagógica
Processo reflexivo
Prática docente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1797
Data do documento: 8-Jan-2018
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLEIN.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.