Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee2Silveira, Carmem Albrecht da-
dc.contributor.referee3Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.creatorMikolaiczik, Daniê Regina-
dc.date2017-12-14-
dc.date.accessioned2018-03-14T10:57:22Z-
dc.date.available2018-03-14T10:57:22Z-
dc.date.issued2018-01-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1798-
dc.description.resumoO acesso da classe trabalhadora brasileira à Universidade Pública tem crescido nos últimos anos, mas a garantia do acesso nem sempre representa a conclusão do curso, o que pode ser influenciado por diversos fatores. A presente pesquisa, intitulada “Cai a noite na Universidade Pública: trabalhadores(as) que estudam e o sonho do diploma”, teve como objetivo geral analisar a relação do(a) estudante trabalhador(a) do Curso de Pedagogia com a universidade, considerando principalmente aspectos acadêmicos e aspectos de infraestrutura. A metodologia utilizada, além da revisão teórica, envolveu a técnica quantitativa, por meio da aplicação de 150 questionários para os(as) estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim/RS. Os dados coletados pela aplicação dos questionários serviram para criação de um banco de dados no software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), e posterior análise estatística. Os resultados da pesquisa não mostraram diferenças significativas entre o grupo de estudantes que trabalha e o grupo que não trabalha, pois ambos mostraram baixa participação nos projetos de pesquisa, extensão e cultura. Além das análises que compararam trabalhadores(as) e não trabalhadores(as), a pesquisa apresentou resultados para questões importantes sobre o curso, entre elas: perfil dos(as) estudantes, custo para a manutenção do curso e interação dos(as) acadêmicos(as) com as estruturas da universidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-09T17:26:54Z No. of bitstreams: 1 MIKOLAICZIK.pdf: 483946 bytes, checksum: dce59a70574dc2a0d692489631db5bd0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:57:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MIKOLAICZIK.pdf: 483946 bytes, checksum: dce59a70574dc2a0d692489631db5bd0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T10:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MIKOLAICZIK.pdf: 483946 bytes, checksum: dce59a70574dc2a0d692489631db5bd0 (MD5) Previous issue date: 2018-01-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEstudante trabalhadorpt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.titleCai a noite na Universidade Pública: trabalhadores (as) que estudam e o sonho do diplomapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIKOLAICZIK.pdf472,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.