Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.contributor.referee1 | Bittencourt, Zoraia Aguiar | - |
dc.contributor.referee2 | Oldra, Alderi Antonio | - |
dc.creator | Cardoso, Rossângila Severo | - |
dc.date | 2017-12-15 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T10:57:57Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T10:57:57Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-09 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1799 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como propósito fazer uma análise e refletir sobre a educação infantil e suas interconexões com a cidadania. Procura-se estudar como a educação infantil no Brasil contribui para o desenvolvimento da cidadania das crianças. Este texto está articulado basicamente em três capítulos, de forma que, no primeiro, busca-se discutir concepções de infância no decorrer dos tempos, e a história da educação infantil no mundo e no Brasil. O segundo capítulo deste texto tem por finalidade discutir a educação infantil e a legislação brasileira na atualidade, e expressar as primeiras aproximações à temática em questão, devido à complexidade que a mesma atribui. O terceiro capítulo deste texto diz respeito ao momento no qual propõe-se uma reflexão e análise com base no referencial teórico utilizado no decorrer deste trabalho sobre as interconexões da cidadania com a educação infantil. A partir da análise, consta-se ser um grande desafio que se apresenta aos educadores e à comunidade escolar, como desenvolver uma educação infantil que possibilite integralmente o desenvolvimento da cidadania nas crianças. Tornando, assim, imprescindível cada vez mais ampliarmos as pesquisas e estudos sobre metodologias de educação infantil devido à importância do tema e para auxiliar na superação das dificuldades encontradas na construção de uma escola democrática, que possibilite estabelecer uma educação interconectada com a cidadania e justa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-05T17:36:32Z No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 1057494 bytes, checksum: 4fe5b8a43829b1bda10dd99f8c552e4f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:57:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 1057494 bytes, checksum: 4fe5b8a43829b1bda10dd99f8c552e4f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-14T10:57:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 1057494 bytes, checksum: 4fe5b8a43829b1bda10dd99f8c552e4f (MD5) Previous issue date: 2018-01-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Educação infantil: um caminho pra cidadania? | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARDOSO.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.