Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee2Oldra, Alderi Antonio-
dc.creatorCardoso, Rossângila Severo-
dc.date2017-12-15-
dc.date.accessioned2018-03-14T10:57:57Z-
dc.date.available2018-03-14T10:57:57Z-
dc.date.issued2018-01-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1799-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como propósito fazer uma análise e refletir sobre a educação infantil e suas interconexões com a cidadania. Procura-se estudar como a educação infantil no Brasil contribui para o desenvolvimento da cidadania das crianças. Este texto está articulado basicamente em três capítulos, de forma que, no primeiro, busca-se discutir concepções de infância no decorrer dos tempos, e a história da educação infantil no mundo e no Brasil. O segundo capítulo deste texto tem por finalidade discutir a educação infantil e a legislação brasileira na atualidade, e expressar as primeiras aproximações à temática em questão, devido à complexidade que a mesma atribui. O terceiro capítulo deste texto diz respeito ao momento no qual propõe-se uma reflexão e análise com base no referencial teórico utilizado no decorrer deste trabalho sobre as interconexões da cidadania com a educação infantil. A partir da análise, consta-se ser um grande desafio que se apresenta aos educadores e à comunidade escolar, como desenvolver uma educação infantil que possibilite integralmente o desenvolvimento da cidadania nas crianças. Tornando, assim, imprescindível cada vez mais ampliarmos as pesquisas e estudos sobre metodologias de educação infantil devido à importância do tema e para auxiliar na superação das dificuldades encontradas na construção de uma escola democrática, que possibilite estabelecer uma educação interconectada com a cidadania e justa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-05T17:36:32Z No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 1057494 bytes, checksum: 4fe5b8a43829b1bda10dd99f8c552e4f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:57:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 1057494 bytes, checksum: 4fe5b8a43829b1bda10dd99f8c552e4f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T10:57:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 1057494 bytes, checksum: 4fe5b8a43829b1bda10dd99f8c552e4f (MD5) Previous issue date: 2018-01-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleEducação infantil: um caminho pra cidadania?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARDOSO.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.