Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1800
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cerezoli, Andréia Inês Hanel | - |
dc.contributor.referee1 | Cerezoli, Andréia Inês Hanel | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro , Roberto Carlos | - |
dc.contributor.referee3 | Dias, Rosângela Hanel | - |
dc.creator | Dendena, Rosicler Lurdes Chiapetti | - |
dc.date | 2017-12-13 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T10:58:14Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T10:58:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-21 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1800 | - |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema central a leitura e como objetivo, que serve como eixo norteador para o desenvolvimento do mesmo, analisar projetos de leitura, verificando a relevância que a biblioteca escolar tem no cenário educacional como espaço de promoção da leitura. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho seguiu a perspectiva da pesquisa bibliográfica associada à documental. A pesquisa bibliográfica está fundamentada, principalmente, em autores como Coelho, Bellenger, Silva, Garcia, Cagliari, Abramovick, Kleiman, Petit e Zilbermann. Já a documental envolve a seleção, a análise e a avaliação de seis projetos de leitura desenvolvidos por escolas e disponíveis na Internet, posteriores ao ano de 2010. Com o uso constante das tecnologias, na atualidade, há uma preocupação social e escolar com a formação de leitores, mas há pouca utilização da biblioteca escolar. Assim sendo, acredita-se que, dentro desse espaço, devem-se criar possibilidades que motivem o hábito de leitura. Os resultados da análise apontam que a leitura é vista, na maioria das vezes, como um pretexto, uma vez que é citada com frequência, mas não é, do mesmo modo, explícito o uso que os alunos fazem da biblioteca. Diante disso, conclui-se que algumas escolas contemplam o uso da biblioteca nos projetos de leitura como algo superficial, ou seja, ainda há muito a se fazer para que a biblioteca seja vista como um espaço ideal de prática da leitura. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-05T13:57:53Z No. of bitstreams: 1 DENDENA.pdf: 808888 bytes, checksum: ef41e42dbc00e8a3896fce07d686df0c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:58:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DENDENA.pdf: 808888 bytes, checksum: ef41e42dbc00e8a3896fce07d686df0c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-14T10:58:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DENDENA.pdf: 808888 bytes, checksum: ef41e42dbc00e8a3896fce07d686df0c (MD5) Previous issue date: 2017-12-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Projetos escolares | pt_BR |
dc.title | Leitura e biblioteca escolar: uma relação a construir | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DENDENA.pdf | 789,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.