Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cerezoli, Andréia Inês Hanel-
dc.contributor.referee1Cerezoli, Andréia Inês Hanel-
dc.contributor.referee2Ribeiro , Roberto Carlos-
dc.contributor.referee3Dias, Rosângela Hanel-
dc.creatorDendena, Rosicler Lurdes Chiapetti-
dc.date2017-12-13-
dc.date.accessioned2018-03-14T10:58:14Z-
dc.date.available2018-03-14T10:58:14Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1800-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema central a leitura e como objetivo, que serve como eixo norteador para o desenvolvimento do mesmo, analisar projetos de leitura, verificando a relevância que a biblioteca escolar tem no cenário educacional como espaço de promoção da leitura. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho seguiu a perspectiva da pesquisa bibliográfica associada à documental. A pesquisa bibliográfica está fundamentada, principalmente, em autores como Coelho, Bellenger, Silva, Garcia, Cagliari, Abramovick, Kleiman, Petit e Zilbermann. Já a documental envolve a seleção, a análise e a avaliação de seis projetos de leitura desenvolvidos por escolas e disponíveis na Internet, posteriores ao ano de 2010. Com o uso constante das tecnologias, na atualidade, há uma preocupação social e escolar com a formação de leitores, mas há pouca utilização da biblioteca escolar. Assim sendo, acredita-se que, dentro desse espaço, devem-se criar possibilidades que motivem o hábito de leitura. Os resultados da análise apontam que a leitura é vista, na maioria das vezes, como um pretexto, uma vez que é citada com frequência, mas não é, do mesmo modo, explícito o uso que os alunos fazem da biblioteca. Diante disso, conclui-se que algumas escolas contemplam o uso da biblioteca nos projetos de leitura como algo superficial, ou seja, ainda há muito a se fazer para que a biblioteca seja vista como um espaço ideal de prática da leitura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-05T13:57:53Z No. of bitstreams: 1 DENDENA.pdf: 808888 bytes, checksum: ef41e42dbc00e8a3896fce07d686df0c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:58:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DENDENA.pdf: 808888 bytes, checksum: ef41e42dbc00e8a3896fce07d686df0c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T10:58:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DENDENA.pdf: 808888 bytes, checksum: ef41e42dbc00e8a3896fce07d686df0c (MD5) Previous issue date: 2017-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectProjetos escolarespt_BR
dc.titleLeitura e biblioteca escolar: uma relação a construirpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENDENA.pdf789,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.