Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1800
Tipo: | Monografia |
Título: | Leitura e biblioteca escolar: uma relação a construir |
Autor(es): | Dendena, Rosicler Lurdes Chiapetti |
Primeiro Orientador: | Cerezoli, Andréia Inês Hanel |
Primeiro membro da banca: | Cerezoli, Andréia Inês Hanel |
Segundo membro da banca: | Ribeiro , Roberto Carlos |
Terceiro membro da banca: | Dias, Rosângela Hanel |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema central a leitura e como objetivo, que serve como eixo norteador para o desenvolvimento do mesmo, analisar projetos de leitura, verificando a relevância que a biblioteca escolar tem no cenário educacional como espaço de promoção da leitura. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho seguiu a perspectiva da pesquisa bibliográfica associada à documental. A pesquisa bibliográfica está fundamentada, principalmente, em autores como Coelho, Bellenger, Silva, Garcia, Cagliari, Abramovick, Kleiman, Petit e Zilbermann. Já a documental envolve a seleção, a análise e a avaliação de seis projetos de leitura desenvolvidos por escolas e disponíveis na Internet, posteriores ao ano de 2010. Com o uso constante das tecnologias, na atualidade, há uma preocupação social e escolar com a formação de leitores, mas há pouca utilização da biblioteca escolar. Assim sendo, acredita-se que, dentro desse espaço, devem-se criar possibilidades que motivem o hábito de leitura. Os resultados da análise apontam que a leitura é vista, na maioria das vezes, como um pretexto, uma vez que é citada com frequência, mas não é, do mesmo modo, explícito o uso que os alunos fazem da biblioteca. Diante disso, conclui-se que algumas escolas contemplam o uso da biblioteca nos projetos de leitura como algo superficial, ou seja, ainda há muito a se fazer para que a biblioteca seja vista como um espaço ideal de prática da leitura. |
Palavras-chave: | Leitura Biblioteca escolar Projetos escolares |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1800 |
Data do documento: | 21-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DENDENA.pdf | 789,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.