Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1803
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Flávia Burdzinski de | - |
dc.contributor.referee1 | Klosinski, Daniele Vanessa | - |
dc.contributor.referee2 | Bittencourt, Zoraia Aguiar | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Flávia Burdzinski de | - |
dc.creator | Massmann, Letícia Suélen Adrichen | - |
dc.date | 2018-01-08 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T10:59:08Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T10:59:08Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-08 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1803 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema central para essa discussão a organização dos espaços escolares na alfabetização, pois acredita-se que os espaços escolares contribuem significativamente para a aprendizagem da leitura e da escrita. Busca-se por meio dessa pesquisa refletir sobre as contribuições do espaço escolar para o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, primeiramente buscou-se conceituar o que seria alfabetização, letramento e espaços escolares, analisando as relações presentes entre essas três categorias, por meio da discussão das diferentes formas de organizar o espaço escolar, que propiciem a construção, junto com a criança, de um ambiente alfabetizador que possibilite o desenvolvimento de uma prática pedagógica significativa, contextualizada, interacionista e reflexiva. O trabalho apresenta o meio escolar como um espaço de criação, imaginação, de construção de conhecimento, conceituando a criança como sujeito principal da prática educativa, a aprendizagem nesse caso acontece com a criança e não para a criança, o que é necessário que a criança compreenda o uso da linguagem escrita no meio social, com isso, a alfabetização não ocorre a partir da memorização, mas do entendimento da sua função social na sociedade (letramento), o que exige participação e ação no processo educativo. Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com utilização de pesquisa bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa de campo com produção de dados a partir do uso de fotografias dos diferentes espaços escolares de um município da região do Alto Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul. A análise das fotografias possibilitou perceber a organização das salas de aula, as concepções educacionais e a apropriação da criança dos diferentes espaços escolares. Por fim, no que diz respeito às contribuições, acredito que o material produzido por essa pesquisa demonstra a importância e as potencialidades a partir da organização dos espaços educativos escolares para o desenvolvimento de uma alfabetização com sentido e significado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-09T11:33:26Z No. of bitstreams: 1 MASSMANN.pdf: 5102639 bytes, checksum: 36d220d26179e6fb1f101442cba24832 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:59:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MASSMANN.pdf: 5102639 bytes, checksum: 36d220d26179e6fb1f101442cba24832 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-14T10:59:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MASSMANN.pdf: 5102639 bytes, checksum: 36d220d26179e6fb1f101442cba24832 (MD5) Previous issue date: 2018-01-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ambiente alfabetizador | pt_BR |
dc.subject | Espaços escolares | pt_BR |
dc.title | O espaço alfabetizador: a organização dos espaços escolares em um município do Alto Uruguai | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MASSMANN.pdf | 4,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.