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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee1Klosinski, Daniele Vanessa-
dc.contributor.referee2Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee3Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.creatorMassmann, Letícia Suélen Adrichen-
dc.date2018-01-08-
dc.date.accessioned2018-03-14T10:59:08Z-
dc.date.available2018-03-14T10:59:08Z-
dc.date.issued2018-01-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1803-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema central para essa discussão a organização dos espaços escolares na alfabetização, pois acredita-se que os espaços escolares contribuem significativamente para a aprendizagem da leitura e da escrita. Busca-se por meio dessa pesquisa refletir sobre as contribuições do espaço escolar para o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, primeiramente buscou-se conceituar o que seria alfabetização, letramento e espaços escolares, analisando as relações presentes entre essas três categorias, por meio da discussão das diferentes formas de organizar o espaço escolar, que propiciem a construção, junto com a criança, de um ambiente alfabetizador que possibilite o desenvolvimento de uma prática pedagógica significativa, contextualizada, interacionista e reflexiva. O trabalho apresenta o meio escolar como um espaço de criação, imaginação, de construção de conhecimento, conceituando a criança como sujeito principal da prática educativa, a aprendizagem nesse caso acontece com a criança e não para a criança, o que é necessário que a criança compreenda o uso da linguagem escrita no meio social, com isso, a alfabetização não ocorre a partir da memorização, mas do entendimento da sua função social na sociedade (letramento), o que exige participação e ação no processo educativo. Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com utilização de pesquisa bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa de campo com produção de dados a partir do uso de fotografias dos diferentes espaços escolares de um município da região do Alto Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul. A análise das fotografias possibilitou perceber a organização das salas de aula, as concepções educacionais e a apropriação da criança dos diferentes espaços escolares. Por fim, no que diz respeito às contribuições, acredito que o material produzido por essa pesquisa demonstra a importância e as potencialidades a partir da organização dos espaços educativos escolares para o desenvolvimento de uma alfabetização com sentido e significado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-09T11:33:26Z No. of bitstreams: 1 MASSMANN.pdf: 5102639 bytes, checksum: 36d220d26179e6fb1f101442cba24832 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:59:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MASSMANN.pdf: 5102639 bytes, checksum: 36d220d26179e6fb1f101442cba24832 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T10:59:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MASSMANN.pdf: 5102639 bytes, checksum: 36d220d26179e6fb1f101442cba24832 (MD5) Previous issue date: 2018-01-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAmbiente alfabetizadorpt_BR
dc.subjectEspaços escolarespt_BR
dc.titleO espaço alfabetizador: a organização dos espaços escolares em um município do Alto Uruguaipt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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