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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1803
Tipo: | Monografia |
Título: | O espaço alfabetizador: a organização dos espaços escolares em um município do Alto Uruguai |
Autor(es): | Massmann, Letícia Suélen Adrichen |
Primeiro Orientador: | Souza, Flávia Burdzinski de |
Primeiro membro da banca: | Klosinski, Daniele Vanessa |
Segundo membro da banca: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
Terceiro membro da banca: | Souza, Flávia Burdzinski de |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema central para essa discussão a organização dos espaços escolares na alfabetização, pois acredita-se que os espaços escolares contribuem significativamente para a aprendizagem da leitura e da escrita. Busca-se por meio dessa pesquisa refletir sobre as contribuições do espaço escolar para o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, primeiramente buscou-se conceituar o que seria alfabetização, letramento e espaços escolares, analisando as relações presentes entre essas três categorias, por meio da discussão das diferentes formas de organizar o espaço escolar, que propiciem a construção, junto com a criança, de um ambiente alfabetizador que possibilite o desenvolvimento de uma prática pedagógica significativa, contextualizada, interacionista e reflexiva. O trabalho apresenta o meio escolar como um espaço de criação, imaginação, de construção de conhecimento, conceituando a criança como sujeito principal da prática educativa, a aprendizagem nesse caso acontece com a criança e não para a criança, o que é necessário que a criança compreenda o uso da linguagem escrita no meio social, com isso, a alfabetização não ocorre a partir da memorização, mas do entendimento da sua função social na sociedade (letramento), o que exige participação e ação no processo educativo. Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com utilização de pesquisa bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa de campo com produção de dados a partir do uso de fotografias dos diferentes espaços escolares de um município da região do Alto Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul. A análise das fotografias possibilitou perceber a organização das salas de aula, as concepções educacionais e a apropriação da criança dos diferentes espaços escolares. Por fim, no que diz respeito às contribuições, acredito que o material produzido por essa pesquisa demonstra a importância e as potencialidades a partir da organização dos espaços educativos escolares para o desenvolvimento de uma alfabetização com sentido e significado. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Ambiente alfabetizador Espaços escolares |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1803 |
Data do documento: | 8-Jan-2018 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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