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Tipo: Monografia
Título: Fanfiction: experimentando uma atividade criativa a partir de uma narrativa seriada do Netflix
Autor(es): Teixeira, Tatiane Patrícia
Primeiro Orientador: Guedes, Anibal Lopes
Primeiro membro da banca: Guedes, Anibal Lopes
Segundo membro da banca: Guedes, Fernanda
Terceiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: A liberdade de conteúdos audiovisuais e o avanço contínuo das plataformas digitais estão viabilizando a adesão da tecnologia na educação, e por consequência disso, as escolas estão sendo cada vez mais instigadas a usufruir de outros métodos pedagógicos. O objetivo deste trabalho foi sensibilizar e desenvolver a criatividade de jovens do Ensino Médio Magistério da Escola Estadual Normal José Bonifácio de Erechim – RS, no trabalho com a fanfiction e as respectivas transformações adequadas para o bom entendimento dos envolvidos com a atividade proposta. A aceitação de conteúdos digitais favoreceu a escola na climatização não somente com a releitura e a reescrita de histórias, mas também com o acompanhamento da cibercultura, da interatividade digital e do hipertexto, da narrativa seriada, e da liberdade criativa. Através de um questionário foi possível a análise dos seriados assistidos pelos jovens e como eles identificam-se com os mesmos, e em cima dos resultados obtidos, foi recomendada a produção de um curso formativo envolvendo a criatividade de cada aluno e a narrativa do seriado mais comentado durante a pesquisa, além de um levantamento bibliográfico da pesquisadora sobre o assunto. Esses exercícios foram base de transparência e ensaio para diferentes veículos futuros condutores de informações. O encontro com os alunos promoveu também um experimento de escrita, perceptível conforme as ideias com os grupos interessados. Com base nos resultados, eles conseguiram atingir o objetivo de ressignificar uma narrativa com base nas suas experiências e criatividade.
Abstract/Resumen: The freedom of audiovisual content and the continuous progress of digital platforms are enabling the technology access in education, and as a consequence, schools are increasingly being encouraged to use other pedagogical methods. The aim of this study was to sensitize and develop creativity from teenagers of Normal State High School of teaching José Bonifácio, Erechim -RS in the fanfiction work and the respective adequate transformations for good understanding of those involved with the proposed activity. The acceptance of digital content supported the school in the air familiarization not only with the re-reading and rewriting of stories, but also with the attendance of cyberculture, digital interactivity and hypertext, serial narrative, and creative freedom. Through a questionnaire it was possible to analyze the series watched by the teenagers and how they identify themselves with it, and about the results obtained, it was recommended the production of a training course involving the creativity of each student and the narrative of the series more commented during the research. These exercises were the basis of transparency and testing for different future drivers of information. The meeting with the students also promoted a writing experiment, perceptible according to the ideas with the interested groups. The union of the classes involved was fundamental in observing the main requirements of this work, since the creative autonomy of each student corresponded with the expectations despite the lack of knowledge about the subject.
Palavras-chave: Fanfiction (Ciberespaço)
Narrativa
Criatividade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1806
Data do documento: 21-Dez-2017
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