Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cristofoli, Maria Silvia-
dc.contributor.referee1Cristofoli, Maria Silvia-
dc.contributor.referee2Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee3Dallagnol, Raquel-
dc.creatorMay, Ana Maria Stankiewicz-
dc.date2017-12-12-
dc.date.accessioned2018-03-14T11:00:41Z-
dc.date.available2018-03-14T11:00:41Z-
dc.date.issued2018-01-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1807-
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma reflexão sobre as mudanças realizadas no Ensino Médio e discussões dos espaços escolares a partir dos depoimentos dos estudantes. Neste sentido, como estão sendo discutidos, planejados e modificados os espaços escolares do Ensino Médio, em relação às necessidades decorrentes das mudanças nas políticas educacionais para essa etapa da educação básica, e em que medida os jovens matriculados numa escola de ensino médio do Alto Uruguai gaúcho participam, são contemplados ou almejam na (re)configuração desses espaços? Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investigou como os jovens do Ensino Médio percebem e desejam os espaços escolares numa Escola Estadual da Região do Alto Uruguai frente às mudanças no Ensino Médio. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi bibliográfica e documental, tendo como fontes livros, artigos, teses, documentos legais e imagens fotográficas do local da pesquisa campo. A pesquisa empírica realizou-se, em uma escola pública num município do Alto Uruguai com a participação de 51(cinquenta e um) estudantes de Ensino Médio. Esse estudo revelou que os espaços escolares contemplam em partes os interesses dos alunos, sendo que, suas demandas por vezes não são atendidas pela falta de recursos da própria escola. Mesmo que ocorreram nos últimos anos algumas reformas, ainda há necessidade de investimentos para que possam ser adequados os espaços escolares e atendam satisfatoriamente os estudantes de Ensino Médio. Conclui-se, com a realização da pesquisa, que os estudantes necessitam de espaços escolares adequados e agradáveis. Desse modo, favorecendo um bom ensino-aprendizado e ao mesmo tempo estimulem o estudante contribuindo com a efetivação de uma escola de qualidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-07T13:25:42Z No. of bitstreams: 1 MAY.pdf: 1005606 bytes, checksum: 4fc876de35790aa01fae97ff6701a648 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T11:00:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MAY.pdf: 1005606 bytes, checksum: 4fc876de35790aa01fae97ff6701a648 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T11:00:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAY.pdf: 1005606 bytes, checksum: 4fc876de35790aa01fae97ff6701a648 (MD5) Previous issue date: 2018-01-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEspaços escolarespt_BR
dc.subjectMudanças curricularespt_BR
dc.subjectJovens estudantespt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleEspaços escolares: visão dos estudantes de Ensino Médio numa escola pública da região do Alto Uruguaipt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAY.pdf982.04 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.