Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1807
Type: Monografia
Título : Espaços escolares: visão dos estudantes de Ensino Médio numa escola pública da região do Alto Uruguai
Author: May, Ana Maria Stankiewicz
First advisor: Cristofoli, Maria Silvia
metadata.dc.contributor.referee1: Cristofoli, Maria Silvia
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ivone Maria Mendes
metadata.dc.contributor.referee3: Dallagnol, Raquel
Resume: Este trabalho propõe uma reflexão sobre as mudanças realizadas no Ensino Médio e discussões dos espaços escolares a partir dos depoimentos dos estudantes. Neste sentido, como estão sendo discutidos, planejados e modificados os espaços escolares do Ensino Médio, em relação às necessidades decorrentes das mudanças nas políticas educacionais para essa etapa da educação básica, e em que medida os jovens matriculados numa escola de ensino médio do Alto Uruguai gaúcho participam, são contemplados ou almejam na (re)configuração desses espaços? Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investigou como os jovens do Ensino Médio percebem e desejam os espaços escolares numa Escola Estadual da Região do Alto Uruguai frente às mudanças no Ensino Médio. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi bibliográfica e documental, tendo como fontes livros, artigos, teses, documentos legais e imagens fotográficas do local da pesquisa campo. A pesquisa empírica realizou-se, em uma escola pública num município do Alto Uruguai com a participação de 51(cinquenta e um) estudantes de Ensino Médio. Esse estudo revelou que os espaços escolares contemplam em partes os interesses dos alunos, sendo que, suas demandas por vezes não são atendidas pela falta de recursos da própria escola. Mesmo que ocorreram nos últimos anos algumas reformas, ainda há necessidade de investimentos para que possam ser adequados os espaços escolares e atendam satisfatoriamente os estudantes de Ensino Médio. Conclui-se, com a realização da pesquisa, que os estudantes necessitam de espaços escolares adequados e agradáveis. Desse modo, favorecendo um bom ensino-aprendizado e ao mesmo tempo estimulem o estudante contribuindo com a efetivação de uma escola de qualidade.
Palabras clave : Ensino Médio
Espaços escolares
Mudanças curriculares
Jovens estudantes
Escolas públicas
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Restrito
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1807
Fecha de publicación : 8-ene-2018
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MAY.pdf982.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.