Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lindo, Paula Vanessa de Faria-
dc.contributor.referee1Lindo, Paula Vanessa de Faria-
dc.contributor.referee2Deon, Alana Rigo-
dc.contributor.referee3Pereira, Ana Maria de Oliveira-
dc.creatorZandoná, Claudiane-
dc.date2017-12-12-
dc.date.accessioned2018-03-14T11:02:55Z-
dc.date.available2018-03-14T11:02:55Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1812-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma reflexão atual sobre os conteúdos de Cartografia ensinados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De forma que se confirme ou não a hipótese de que os conteúdos de Cartografia não são trabalhados de maneira suficiente para desenvolver estudantes com capacidade de visualização da organização espacial, aptos a elaborar e interpretar mapas devido as lacunas existentes nos currículos de formação de professores. Acreditamos que tais deficiências deste ensino, ocorram devido as lacunas existentes nos currículos de formação de professores quanto ao conteúdo de alfabetização cartográfica, ou seja, os professores sentem dificuldades e limitações para trabalhar com as linguagens cartográficas e consequentemente isso afeta o ensino e a aprendizagem da Cartografia Escolar. Diante disso, faz-se necessário analisar e investigar como os conteúdos de cartografia são trabalhados pelos professores dos anos iniciais em escolas pública. Para tanto, este estudo trata-se inicialmente de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, seguida de uma pesquisa de campo, qualitativa/quantitativa. Para a coleta de dados foram aplicados 22 questionários a docentes dos anos iniciais, de seis escolas públicas estaduais do município de Erechim/RS, que buscam responder ao objetivo central da pesquisa. Os questionários foram copilados em quadros de análises e posteriormente, para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2010). Este estudo revelou que a alfabetização cartográfica não é um processo bem compreendido pelas professoras respondentes. Além disso, mostrou que poucas são as propostas de trabalho realizadas com foco em alfabetização cartográfica, predominando o trabalho de localização em mapas, ou então questões de orientação espacial com outro foco, a psicomotricidade. Entre outros aspectos, por mais recursos que a escola possa oferecer, há o predomínio do uso do globo e mapa, quando utilizados. Desse modo, é possível afirmar que a formação inicial acadêmica dos professores não foi suficiente para a construção dos conhecimentos necessários para a prática educativa da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-06T11:28:42Z No. of bitstreams: 1 ZANDONÁ.pdf: 1405459 bytes, checksum: 47407181c820a75179b966f1f8895e6a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T11:02:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZANDONÁ.pdf: 1405459 bytes, checksum: 47407181c820a75179b966f1f8895e6a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T11:02:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZANDONÁ.pdf: 1405459 bytes, checksum: 47407181c820a75179b966f1f8895e6a (MD5) Previous issue date: 2017-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetização cartográficapt_BR
dc.titleOs desafios do ensino da cartografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso no município de Erechim/RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZANDONÁ.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.