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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lepke, Sonize-
dc.contributor.referee1Lepke, Sonize-
dc.contributor.referee2Johann, Magali Maria-
dc.contributor.referee3Ganzer, Edirléia Lúcia-
dc.creatorLubian, Derline Carla Dall Agnol-
dc.date2017-12-13-
dc.date.accessioned2018-03-14T11:07:12Z-
dc.date.available2018-03-14T11:07:12Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1814-
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda a formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva nos cursos de pedagogia de universidades presenciais e à distância da região do Alto Uruguai. O direito a educação das crianças e adolescentes com deficiência está amparado na legislação vigente, porém, é necessário que para que aconteça de forma significativa haja uma formação inicial para os profissionais atuantes na área que permita o desenvolvimento do trabalho. Desta forma, foi pretendido entender com esse trabalho quais componentes curriculares que discutem os processos inclusivos estão previstos nos cursos de formação de professores para as séries iniciais, especialmente nos cursos de pedagogia da cidade de Erechim (RS) na modalidade presencial ou à distância. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e para tanto, foram analisadas as principais leis, decretos, livros, artigos e teses relacionados a este assunto. Ainda, foi feita a comparação das ementas e carga horária de seis universidades, três de modalidade presencial e três de ensino à distância. A partir da análise dos dados da pesquisa foi possível perceber que os componentes curriculares referentes à Educação Especial e Inclusão e LIBRAS de todas as universidades pesquisadas explanam aspectos relevantes e importantes para o ensino, porém a carga horária é limitada para uma formação significativa e abrangente. Por fim, evidenciou-se que a formação do professor pedagogo clama por mudanças, por qualificação do trabalho docente voltada para uma formação mais concreta que tenha por meta a realidade da sociedade/escola perante a inclusão escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-08T13:07:37Z No. of bitstreams: 1 LUBIAN.pdf: 338959 bytes, checksum: f6b97f018c8d7ed786fc1cdbe532cfd1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T11:07:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUBIAN.pdf: 338959 bytes, checksum: f6b97f018c8d7ed786fc1cdbe532cfd1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T11:07:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUBIAN.pdf: 338959 bytes, checksum: f6b97f018c8d7ed786fc1cdbe532cfd1 (MD5) Previous issue date: 2017-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação especial e inclusivapt_BR
dc.titleFormação inicial dos professores na perspectiva da educação inclusivapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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