Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1814
Type: Monografia
Título : Formação inicial dos professores na perspectiva da educação inclusiva
Author: Lubian, Derline Carla Dall Agnol
First advisor: Lepke, Sonize
metadata.dc.contributor.referee1: Lepke, Sonize
metadata.dc.contributor.referee2: Johann, Magali Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Ganzer, Edirléia Lúcia
Resume: A presente pesquisa aborda a formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva nos cursos de pedagogia de universidades presenciais e à distância da região do Alto Uruguai. O direito a educação das crianças e adolescentes com deficiência está amparado na legislação vigente, porém, é necessário que para que aconteça de forma significativa haja uma formação inicial para os profissionais atuantes na área que permita o desenvolvimento do trabalho. Desta forma, foi pretendido entender com esse trabalho quais componentes curriculares que discutem os processos inclusivos estão previstos nos cursos de formação de professores para as séries iniciais, especialmente nos cursos de pedagogia da cidade de Erechim (RS) na modalidade presencial ou à distância. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e para tanto, foram analisadas as principais leis, decretos, livros, artigos e teses relacionados a este assunto. Ainda, foi feita a comparação das ementas e carga horária de seis universidades, três de modalidade presencial e três de ensino à distância. A partir da análise dos dados da pesquisa foi possível perceber que os componentes curriculares referentes à Educação Especial e Inclusão e LIBRAS de todas as universidades pesquisadas explanam aspectos relevantes e importantes para o ensino, porém a carga horária é limitada para uma formação significativa e abrangente. Por fim, evidenciou-se que a formação do professor pedagogo clama por mudanças, por qualificação do trabalho docente voltada para uma formação mais concreta que tenha por meta a realidade da sociedade/escola perante a inclusão escolar.
Palabras clave : Inclusão escolar
Formação de professores
Educação especial e inclusiva
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Restrito
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1814
Fecha de publicación : 21-dic-2017
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LUBIAN.pdf331,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.