Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1852
Tipo: Monografia
Título: Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC
Autor(es): Aigner, Elisane Maria
Primeiro Orientador: Recktenvald, Marcelo
Resumo: As mudanças sociais, científicas e econômicas experienciadas no cenário nacional tornaram os consumidores mais exigentes e o mercado mais competitivo. As organizações com ou sem fins lucrativos, devem igualmente se desenvolver para adaptarem-se e equilibrarem-se a este cenário. O processo de planejamento estratégico surge como uma ferramenta organizacional de apoio à tomada de decisão que oportuniza uma gestão mais eficiente, de modo que a organização escolha, com maior probabilidade de êxito, a melhor estratégia. O objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de Planejamento Estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina – SC. Em relação a sua abordagem, esta é uma pesquisa qualiquantitativa. Quanto aos seus fins, pode ser classificada como descritiva, em sua subdivisão é um estudo de caso. No que diz respeito aos meios de investigação, classifica-se como uma pesquisa científica de campo, bibliográfica e documental. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa de campo foram entrevista semiestruturada com a presidente da organização, e a aplicação de questionário com as empresas associadas a CDL Xavantina. As informações obtidas foram analisadas por meio de gráficos e tabelas no que se refere aos itens quantitativos e análise de conteúdo dos elementos qualitativos. A análise dos resultados possibilitou formular uma proposta de planejamento estratégico conforme o modelo definido por Pereira (2010), constando declaração de valores, missão, visão e fatores críticos do sucesso para a CDL Xavantina. Ademais, a análise ambiental interna e externa, possibilitou a montagem da Matriz SWOT, verificando-se lacunas a serem aprimoradas, mediante a identificação de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. A partir da constatação que a organização deve adotar uma estratégia ofensiva, propôs-se estratégias, ações estratégicas e sugestões de acompanhamento, para a implantação e controle do planejamento estratégico na organização.
Abstract/Resumen: The social, scientific and economic changes experienced on the national scene have made consumers more demanding and the market more competitive. For-profit and not-for-profit organizations must also develop to adapt to and balance this scenario. The strategic planning process emerges as an organizational tool to support decision making that allows for more efficient management so that the organization is more likely to choose the best strategy. The objective of this work is to elaborate a proposal of Strategic Planning for the Shopkeepers Leaders Chamber in Xavantina - SC. In relation to its approach, this is a qualitative-quantitative research. As for its purposes, it can be classified as descriptive, in its subdivision is a case study. With regard to the means of investigation, it is classified as a field scientific, bibliographical and documentary research. The data collection instruments used in the field research were a semi-structured interview with the president of the organization, and the application of a questionnaire with the companies associated with CDL Xavantina. The information obtained was analyzed through graphs and tables with regard to the quantitative items and content analysis of the qualitative elements. The analysis of the results made it possible to formulate a strategic planning proposal according to the model defined by Pereira (2010), with a statement of values, mission, vision and critical success factors for CDL Xavantina. In addition, the internal and external environmental analysis allowed the assembly of the SWOT Matrix, checking for gaps to be improved by identifying strengths and weaknesses, opportunities and threats. Based on the observation that the organization should adopt an offensive strategy, strategies, strategic actions and follow-up suggestions were proposed for the implementation and control of strategic planning in the organization.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1852
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AIGNER.pdf3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.