Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira | - |
dc.creator | Bernardo, Tatiane Silveira | - |
dc.date | 2017-12-01 | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-04T13:49:05Z | - |
dc.date.available | 2018-05-03 | - |
dc.date.available | 2018-05-04T13:49:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1928 | - |
dc.description.resumo | A orientação educacional desenvolve um papel muito significativo no relacionamento humano na escola e na comunidade escolar, em benefício de um clima de convivência saudável. O diálogo e a prática mediadora devem marcar presença no dia a dia da orientação educacional, sendo assim, é indispensável conduzir debates entre alunos, professores, pais e as demais equipes de trabalho. O objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia dos círculos restaurativos para as instituições de ensino, colaborando para que tenhamos relações cada vez mais horizontais. Os círculos restaurativos promovem o diálogo e conduzem a reflexão acerca dos valores humanos, como ética, cooperação, responsabilização e autonomia. A linguagem possui uma função de grande relevância nos círculos restaurativos: ela é própria do processo educativo de formação humana e é através dela que nós temos a possibilidade de nos ligarmos com as necessidades dos outros sujeitos, e é igualmente a linguagem que potencializa a construção de relações baseadas na empatia e na dialogicidade. Os fundamentos apresentados no texto reúnem argumentos de teóricos da educação que incentivam os educadores a encontrarem meios de oportunizar o diálogo entre sujeitos da comunidade escolar, seja para mediar um conflito, refletir acerca de valores, fortalecer a democracia ou dar voz aos sujeitos. Neste contexto, apresentamos os círculos restaurativos como uma ferramenta para auxiliar a orientação educacional na construção de uma perspectiva baseada no diálogo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-05-03T19:22:12Z No. of bitstreams: 1 BERNARDO.pdf: 189065 bytes, checksum: 4f0e29bf0e65ecbf1277df5331f089d5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-05-04T13:49:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BERNARDO.pdf: 189065 bytes, checksum: 4f0e29bf0e65ecbf1277df5331f089d5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-04T13:49:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BERNARDO.pdf: 189065 bytes, checksum: 4f0e29bf0e65ecbf1277df5331f089d5 (MD5) Previous issue date: 2017-12-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Círculos restaurativos | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Orientação educacional | pt_BR |
dc.subject | Valores organizacionais | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.title | A orientação educacional e a construção de uma perspectiva baseada na dialogicidade | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Orientação Educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BERNARDO.pdf | 184,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.