Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira-
dc.creatorBernardo, Tatiane Silveira-
dc.date2017-12-01-
dc.date.accessioned2018-05-04T13:49:05Z-
dc.date.available2018-05-03-
dc.date.available2018-05-04T13:49:05Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1928-
dc.description.resumoA orientação educacional desenvolve um papel muito significativo no relacionamento humano na escola e na comunidade escolar, em benefício de um clima de convivência saudável. O diálogo e a prática mediadora devem marcar presença no dia a dia da orientação educacional, sendo assim, é indispensável conduzir debates entre alunos, professores, pais e as demais equipes de trabalho. O objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia dos círculos restaurativos para as instituições de ensino, colaborando para que tenhamos relações cada vez mais horizontais. Os círculos restaurativos promovem o diálogo e conduzem a reflexão acerca dos valores humanos, como ética, cooperação, responsabilização e autonomia. A linguagem possui uma função de grande relevância nos círculos restaurativos: ela é própria do processo educativo de formação humana e é através dela que nós temos a possibilidade de nos ligarmos com as necessidades dos outros sujeitos, e é igualmente a linguagem que potencializa a construção de relações baseadas na empatia e na dialogicidade. Os fundamentos apresentados no texto reúnem argumentos de teóricos da educação que incentivam os educadores a encontrarem meios de oportunizar o diálogo entre sujeitos da comunidade escolar, seja para mediar um conflito, refletir acerca de valores, fortalecer a democracia ou dar voz aos sujeitos. Neste contexto, apresentamos os círculos restaurativos como uma ferramenta para auxiliar a orientação educacional na construção de uma perspectiva baseada no diálogo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-05-03T19:22:12Z No. of bitstreams: 1 BERNARDO.pdf: 189065 bytes, checksum: 4f0e29bf0e65ecbf1277df5331f089d5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-05-04T13:49:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BERNARDO.pdf: 189065 bytes, checksum: 4f0e29bf0e65ecbf1277df5331f089d5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-04T13:49:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BERNARDO.pdf: 189065 bytes, checksum: 4f0e29bf0e65ecbf1277df5331f089d5 (MD5) Previous issue date: 2017-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largo-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCírculos restaurativospt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectValores organizacionaispt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.titleA orientação educacional e a construção de uma perspectiva baseada na dialogicidadept_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Orientação Educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BERNARDO.pdf184,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.