Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1928
Type: Artigo Cientifico
Title: A orientação educacional e a construção de uma perspectiva baseada na dialogicidade
Author: Bernardo, Tatiane Silveira
First advisor: Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira
Resume: A orientação educacional desenvolve um papel muito significativo no relacionamento humano na escola e na comunidade escolar, em benefício de um clima de convivência saudável. O diálogo e a prática mediadora devem marcar presença no dia a dia da orientação educacional, sendo assim, é indispensável conduzir debates entre alunos, professores, pais e as demais equipes de trabalho. O objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia dos círculos restaurativos para as instituições de ensino, colaborando para que tenhamos relações cada vez mais horizontais. Os círculos restaurativos promovem o diálogo e conduzem a reflexão acerca dos valores humanos, como ética, cooperação, responsabilização e autonomia. A linguagem possui uma função de grande relevância nos círculos restaurativos: ela é própria do processo educativo de formação humana e é através dela que nós temos a possibilidade de nos ligarmos com as necessidades dos outros sujeitos, e é igualmente a linguagem que potencializa a construção de relações baseadas na empatia e na dialogicidade. Os fundamentos apresentados no texto reúnem argumentos de teóricos da educação que incentivam os educadores a encontrarem meios de oportunizar o diálogo entre sujeitos da comunidade escolar, seja para mediar um conflito, refletir acerca de valores, fortalecer a democracia ou dar voz aos sujeitos. Neste contexto, apresentamos os círculos restaurativos como uma ferramenta para auxiliar a orientação educacional na construção de uma perspectiva baseada no diálogo.
Keywords: Círculos restaurativos
Linguagem
Orientação educacional
Valores organizacionais
Comunidade escolar
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1928
Issue Date: 1-Dec-2017
Appears in Collections:Especialização em Orientação Educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BERNARDO.pdf184,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.