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Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada dos agentes educacionais da educação básica pública do estado do Rio Grande do Sul: a experiência da formação continuada macromissioneira
Autor(es): Angst, Francisco
Primeiro Orientador: Arenhart, Livio Osvaldo
Primeiro membro da banca: Nogueira, Sandra Vidal
Segundo membro da banca: Rigo, Neusete Machado
Resumo: A presente pesquisa concentrou seus esforços nos Agentes Educacionais da educação básica de ensino do Estado do Rio Grande do Sul através do estudo do Programa de Formação Continuada Macromissioneira, executada pela Universidade Federal da Fronteira Sul em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) da região Noroeste do mesmo estado. Para isso, foi necessário inicialmente conhecer historicamente e legalmente a estruturação e composição desse segmento de profissionais da educação, resgatando sua origem e conhecendo sua composição atual. Na sequência do estudo, traçou-se um paralelo entre a formação ofertada e as diretrizes da formação estabelecidas por resolução do Câmara de Educação Superior do Ministério de Educação. Adiante, apresenta-se o material produzido pelo público atendido no Programa de Formação citado, restringida a amostra a duas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da área atendida (14ª CRE e 36ª CRE). Com esta estrutura de estudo objetiva-se mostrar como a elaboração e execução institucional do Programa de formação deste público de profissionais da educação, esquecidos no espaço escolar e gestão escolar, pode servir de referência, entre outras, para o reconhecimento social e a valorização de sua atuação no ambiente educacional e para fomentar políticas públicas voltadas a estes profissionais.
Abstract/Resumen: The present research focused its efforts on the Education Agents of the basic education of the State of Rio Grande do Sul through the study of the Program of Continuing Education Macromissioneira, executed by the Federal University of Fronteira Sul in partnership with Instituições de Ensino Superior (IES) of the region Northwest of the same state. Initially, it was necessary know historically and legally the structuring and composition of this segment of education professionals, rescuing their origin and knowing their current composition. Following the study, a parallel was drawn between the offered training and the training guidelines established by resolution of the Higher Education Chamber of the Ministry of Education. Next, the material produced by the public attended in the above-mentioned training program is presented, restricted to two Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) of the area served (14th CRE and 36th CRE). The purpose of this study structure is to show how the elaboration and institutional execution of the Program for the training of this public of educational professionals, forgotten in the school space and school management, can serve as a reference, among others, for the social recognition and appreciation of their performance in the educational environment and to promote public policies aimed at these professionals.
Palavras-chave: Agente educacionais
Formação continuada
Gestão escolar
Região Macromissioneira
Educação básica
Programa de Formação Continuada Macromissioneira
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1931
Data do documento: 22-Fev-2018
Nível: Pós-graduação Stricto sensu (Mestrado)
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas

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