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dc.creatorFucks, Patrícia Marasca-
dc.date.accessioned2018-07-23T17:37:48Z-
dc.date.available2018-07-23-
dc.date.available2018-07-23T17:37:48Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issueIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1974-
dc.description.resumoA inclusão está em pauta nas discussões da sociedade, em discursos oficiais, legislações, nas reflexões educacionais, na intencionalidade docente e no direcionamento das suas ações pedagógico-educativas. Com base em fontes secundárias, obtidas mediante a pesquisa bibliográfica, objetivou-se identificar as preocupações e dificuldades da prática docente que obstaculizam a inclusão do aluno cego. O enfrentamento a essa situação apresenta-se marcado por distintos pontos de vista do professor, gerando barreiras ao ensino e impedindo de serem alcançados os propósitos da inclusão. Mais do que intencionalidade, a inclusão requer mobilização de esforços para as mudanças necessárias, implicando romper as barreiras, assim identificadas no trabalho: as culturais, as atitudinais ou comportamentais, as didático-pedagógicas, as formativo-educativas e as arquitetônicas ou físicoambientais. Diante de questões tão complexas e abrangentes como a inclusão do aluno cego, as discussões encadeadas no trabalho evidenciaram que as experiências da inclusão escolar oferecem significativas contribuições à qualificação da prática docente universitária.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-07-23T17:37:02Z No. of bitstreams: 1 FUCKS.pdf: 310177 bytes, checksum: a373ac92295c51af357a390445a799f7 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missõespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsURIpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica-CIECITECpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTipos de alunospt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleBarreiras à prática docente na perspectiva da inclusão do aluno com deficiência visualpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
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