Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1974
Type: Artigo de Evento
Title: Barreiras à prática docente na perspectiva da inclusão do aluno com deficiência visual
Author: Fucks, Patrícia Marasca
Resume: A inclusão está em pauta nas discussões da sociedade, em discursos oficiais, legislações, nas reflexões educacionais, na intencionalidade docente e no direcionamento das suas ações pedagógico-educativas. Com base em fontes secundárias, obtidas mediante a pesquisa bibliográfica, objetivou-se identificar as preocupações e dificuldades da prática docente que obstaculizam a inclusão do aluno cego. O enfrentamento a essa situação apresenta-se marcado por distintos pontos de vista do professor, gerando barreiras ao ensino e impedindo de serem alcançados os propósitos da inclusão. Mais do que intencionalidade, a inclusão requer mobilização de esforços para as mudanças necessárias, implicando romper as barreiras, assim identificadas no trabalho: as culturais, as atitudinais ou comportamentais, as didático-pedagógicas, as formativo-educativas e as arquitetônicas ou físicoambientais. Diante de questões tão complexas e abrangentes como a inclusão do aluno cego, as discussões encadeadas no trabalho evidenciaram que as experiências da inclusão escolar oferecem significativas contribuições à qualificação da prática docente universitária.
Keywords: Deficiência visual
Práticas pedagógicas
Tipos de alunos
Estudantes
Aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Acronym of the institution: URI
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1974
Issue Date: 2017
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica-CIECITEC
metadata.dc.citation.issue: IV
Appears in Collections:Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FUCKS.pdf302,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.