Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1974
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Barreiras à prática docente na perspectiva da inclusão do aluno com deficiência visual |
Autor(es): | Fucks, Patrícia Marasca |
Resumo: | A inclusão está em pauta nas discussões da sociedade, em discursos oficiais, legislações, nas reflexões educacionais, na intencionalidade docente e no direcionamento das suas ações pedagógico-educativas. Com base em fontes secundárias, obtidas mediante a pesquisa bibliográfica, objetivou-se identificar as preocupações e dificuldades da prática docente que obstaculizam a inclusão do aluno cego. O enfrentamento a essa situação apresenta-se marcado por distintos pontos de vista do professor, gerando barreiras ao ensino e impedindo de serem alcançados os propósitos da inclusão. Mais do que intencionalidade, a inclusão requer mobilização de esforços para as mudanças necessárias, implicando romper as barreiras, assim identificadas no trabalho: as culturais, as atitudinais ou comportamentais, as didático-pedagógicas, as formativo-educativas e as arquitetônicas ou físicoambientais. Diante de questões tão complexas e abrangentes como a inclusão do aluno cego, as discussões encadeadas no trabalho evidenciaram que as experiências da inclusão escolar oferecem significativas contribuições à qualificação da prática docente universitária. |
Palavras-chave: | Deficiência visual Práticas pedagógicas Tipos de alunos Estudantes Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
Sigla da Instituição: | URI |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1974 |
Data do documento: | 2017 |
Título: | Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica-CIECITEC |
Nímero: | IV |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FUCKS.pdf | 302,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.