Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1987
Tipo: Monografia
Título: Roteiro para a compreensão da dinâmica do espaço geográfico a partir da noção de meio técnico-cientifico informacional utilizando da observação da paisagem e registro fotográfico para a organização de trabalho de campo. Um esboço para o ensino de geografia
Autor(es): Miranda, Francine Kunrath
Primeiro Orientador: Antongiovanni, Lídia Lúcia
Resumo: Este trabalho pretende ser um roteiro para a compreensão da dinâmica do espaço geográfico a partir da noção de “meio técnico-científico-informacional” (SANTOS, 2011), utilizando da observação da paisagem e de registros fotográficos a partir da organização de trabalhos de campo para o subsídio do professor de geografia no ensino básico. Acreditamos que este trabalho possa ser uma singela contribuição para o estudo da geografia no ensino básico e para a introdução dos estudantes à teoria de um dos principais geógrafos da contemporaneidade e o entendimento de um método para os estudos geográficos. Ressaltamos que este trabalho não tem a pretensão de ser ele mesmo um material didático, mas sim um roteiro de orientação ao professor do ensino básico para este estudo. A Geografia tem como tradição a realização dos trabalhos de campo desde os primórdios da constituição da Geografia como ciência moderna. Percebe-se que a partir de uma noção geral – a de período e meio técnico-científicoinformacional – pode-se estimular questões que levarão ao debate destas outras dinâmicas territoriais abrindo um conjunto de questionamentos pela observação da paisagem, a partir de um instrumento teórico-metodológico. Assim os estudantes vão ter que pesquisar para responder as questões que cada elemento da paisagem vai remeter. Acreditamos que utilizar este roteiro para elaborar trabalhos de campo ou estudos de registros da paisagem poderá contribuir de forma significativa para o incremento do processo ensino aprendizagem de Geografia.
Abstract/Resumen: Este trabajo pretende ser un roteiro para la comprensión de la dinámica del espacio geográfico a partir de la noción de “medio técnico-científico-informacional” (SANTOS, 2011), utilizando la observación de paisajen y de registros fotográficos a partir de la organización de trabajos de campo para el subsidio del profesor de geografia en el ensino básico. Acreditamos que este trabajo puede ser una sencilla contribuición para el estudio de la geografia en el ensino básico e para la introducción de los estudiantes a la teoria de unos de los principales geógrafos de la contemporaneidad y el entendimiento de un método para los estudios geográficos. Es importante decir que este trabajo no tiene la pretensión de ser él mismo un material didático, pero sí un roteiro de orientación al profesor del ensino básico para este estudio. La Geografia tiene como tradición la realización de los trabajos de campo desde de los primordios de la constitución de la Geografia como ciencia moderna. Se puede perceber que a partir de una noción general - a de período medio técnico-científico-informacional - se puede estimular cuestiones que llevarán al debate de estas otras dinámicas territoriales que se desarollarán un conjunto de cuestionamientos por la observación del paisaje, a partir de un instrumento teóricometodológico. Así los estudiantes tendrán que buscar para contestar las cuestiones que cada elemento del paisaje va a remeter. Acreditamos que utilizar este roteiro para la elaboración de trabajos de campo o estudios de registros de paisaje podrá contribuir de manera significativa para el incremiento del proceso ensinoaprendizagen de Geografia.
Palavras-chave: Educação
Meio técnico científico informacional
Trabalho de campo
Geografia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1987
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRANDA.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.