Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2004
Type: Monografia
Title: A gênese da configuração territorial do Aeroporto Municipal de Chapecó-SC
Author: Rodrigues, Lucas Azeredo
First advisor: Brandt, Marlon
Resume: Os meios de transporte são de suma importância para a compreensão de dinâmicas no espaço geográfico. Chapecó possuía um acesso precário por terra, quando nos remetemos a discutir o modal rodoviário e seus desdobramentos na cidade. O poder local viu na aviação, um meio de trazer desenvolvimento não só ao município, mas também à região. Assim sendo, esta pesquisa objetivou fazer uma análise da configuração territorial do aeroporto municipal de Chapecó, mostrando a partir de sua gênese, como se deu o processo de transformação dos fixos e fluxos que circundam o aeroporto. Para buscar dados relacionados ao passado, a principal fonte desta pesquisa foi o Jornal, que foi o principal meio de comunicação no período analisado. O acesso a informações relacionadas na pesquisa era de grande dificuldade, haja vista que muitas companhias que operaram em Chapecó faliram, ou fundiram-se com outras. Este trabalho foi dividido em quatro partes: a primeira, mostrando os alicerces epistemológicos da geografia dos transportes; a segunda, voltada a uma contextualização da aviação na escala nacional; a terceira, visou expor alguns pontos importantes do processo de formação socioespacial da cidade; e a quarta, mostrar a gênese do aeroporto de Chapecó. A última, subdividiu-se em diferentes contextos espaçotemporais, nos quais foram redesenhados o espaço aéreo chapecoense desde década de 1950 até 2002, na virada do século. Em alguns dos resultados, verificou-se que, o poder público e empresariado local foram de suma importância para o desenvolvimento do objeto de pesquisa pois, os mesmos buscaram novas formas de investimento, e uma relação com as prestadoras de serviços aéreos. De fato, a inserção do capital agroindustrial no oeste catarinense, trouxe um novo cenário voltado para o agronegócio, prosperando os circuitos da economia no entorno dos complexos agroindustriais. As dinâmicas territoriais e as estratégias de competitividade e concorrência também determinaram o encerramento e a criação de novas rotas a partir de Chapecó, ou com escala na cidade. Com a tecnificação do espaço, e o não acompanhamento dos demais fluxos, aeroportos da região deixaram de operar voos regulares, concentrando-se em Chapecó. A cidade que, após a década de 1980, transformou-se em polo regional, devido sua eficiência na prestação de serviços. A pesquisa se encerra parcialmente em 2003, quando, há a inserção de capital federal no plano de interiorização do Brasil, fazendo um rearranjo no espaço geográfico brasileiro, deixando uma provocação à novas pesquisas.
Abstract: The means of transport are of great importance for the understanding of dynamics in the geographical space. Chapecó had a precarious access by land, when we refer to discuss the modal road and its unfolding in the city. Therefore, local power saw in aviation, a means of bringing development to the county, but also to the region. Besides, this research aimed to make an analysis of the territorial configuration of the municipal airport of Chapecó, showing from its genesis, how the process of transformation of the fixed and flows that surround the airport took place. To search for the items related to the past, the main source of this research was the Journal. This, which was the main means of communication during the analyzed period. However, access to information related to the survey was of great difficulty, since many companies operating in Chapecó failed or merged with others. However, this work was divided in four parts: the first one, showing the epistemological foundations of the geography of the transports; the second, aimed at contextualizing aviation at the national level; the third, aimed at listing some important points of the socio-spatial formation process of the city; and the fourth, show the genesis of Chapecó airport. The latter was divided into different spatio-temporal contexts, in which they redesigned Chapeco's air space from the 1950s to 2002 at the turn of the century. As some of the results, it was obtained that the local public and business power were of their importance for the development of the research object. For they sought new forms of investment, and a relationship with the providers of air services. In fact, the insertion of agroindustrial capital in the west of Santa Catarina transforms a new scenario focused on agribusiness, and the economic circuits surrounding agroindustrial complexes thrive. The territorial dynamics and strategies of competitiveness and competition also determined the closure and creation of new routes from Chapecó, or with a stopover in the city. With the upgrading of space, and non-monitoring of other flows, airports in the region stopped operating scheduled flights, concentrating on Chapecó. The same, which, after the 1980s, has become a regional hub, due to its concentration on service delivery. The research is partially closed in 2003, when, there is the insertion of federal capital in the interiorization plan of Brazil, and that it rearranges the Brazilian geographic space, leaving as a provocation to the new researches.
Keywords: Geografia
Transporte aéreo
Aeroportos
Chapecó (SC)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2004
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGUES.pdf5,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.