Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/200
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paz, Demétrio Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Berned, Pablo Lemos | - |
dc.contributor.referee2 | Porto, Ana Cláudia | - |
dc.creator | Eckerleben, Bruna Carolina | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-02T17:58:43Z | - |
dc.date.available | 2017-06-02 | - |
dc.date.available | 2017-06-02T17:58:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-23 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/200 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre o gênero conto, sua importância em sala de aula, suas origens até hoje em dia e a metodologia proposta a partir da obra Letramento Literário, de Rildo Cosson. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e observações em sala de aula, em relação ao tema delimitado. Qual a melhor maneira de se trabalhar com contos em sala de aula, qual é a visão dos alunos em relação aos contos. Acreditamos que a partir desses dados podemos compreender melhor a realidade das escolas com o trabalho da leitura e da escrita de textos literários. A metodologia proposta por Cosson é a melhor maneira de se trabalhar com contos em sala de aula. A leitura de bons textos, com valor estético, contribui para o estabelecimento de relações entre o sujeito e o mundo. Igualmente, concebemos a linguagem e a leitura como processos de constituição do sujeito. A literatura desempenha um papel importante na reflexão de como o sujeito age com o mundo circundante. A partir disso, a leitura de textos literários auxiliará tanto professores quanto alunos a explorarem a riqueza de nossa língua e as diferentes visões de mundo que há nos países falantes de língua portuguesa. Além disso, a riqueza lexical, a criatividade no uso da língua e visão social apresentados nos contos contribuem para o debate acerca do ser humano. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-02T17:01:51Z No. of bitstreams: 1 ECKERLEBEN.pdf: 1194314 bytes, checksum: a8c637ee509f2c304f324a22799ff5c4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-02T17:58:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ECKERLEBEN.pdf: 1194314 bytes, checksum: a8c637ee509f2c304f324a22799ff5c4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-02T17:58:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ECKERLEBEN.pdf: 1194314 bytes, checksum: a8c637ee509f2c304f324a22799ff5c4 (MD5) Previous issue date: 2014-07-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Conto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | O conto em língua portuguesa em sala de aula: uma aposta positiva | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ECKERLEBEN.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.