Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/200
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Paz, Demétrio Alves-
dc.contributor.referee1Berned, Pablo Lemos-
dc.contributor.referee2Porto, Ana Cláudia-
dc.creatorEckerleben, Bruna Carolina-
dc.date.accessioned2017-06-02T17:58:43Z-
dc.date.available2017-06-02-
dc.date.available2017-06-02T17:58:43Z-
dc.date.issued2014-07-23-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/200-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre o gênero conto, sua importância em sala de aula, suas origens até hoje em dia e a metodologia proposta a partir da obra Letramento Literário, de Rildo Cosson. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e observações em sala de aula, em relação ao tema delimitado. Qual a melhor maneira de se trabalhar com contos em sala de aula, qual é a visão dos alunos em relação aos contos. Acreditamos que a partir desses dados podemos compreender melhor a realidade das escolas com o trabalho da leitura e da escrita de textos literários. A metodologia proposta por Cosson é a melhor maneira de se trabalhar com contos em sala de aula. A leitura de bons textos, com valor estético, contribui para o estabelecimento de relações entre o sujeito e o mundo. Igualmente, concebemos a linguagem e a leitura como processos de constituição do sujeito. A literatura desempenha um papel importante na reflexão de como o sujeito age com o mundo circundante. A partir disso, a leitura de textos literários auxiliará tanto professores quanto alunos a explorarem a riqueza de nossa língua e as diferentes visões de mundo que há nos países falantes de língua portuguesa. Além disso, a riqueza lexical, a criatividade no uso da língua e visão social apresentados nos contos contribuem para o debate acerca do ser humano.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-02T17:01:51Z No. of bitstreams: 1 ECKERLEBEN.pdf: 1194314 bytes, checksum: a8c637ee509f2c304f324a22799ff5c4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-02T17:58:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ECKERLEBEN.pdf: 1194314 bytes, checksum: a8c637ee509f2c304f324a22799ff5c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-02T17:58:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ECKERLEBEN.pdf: 1194314 bytes, checksum: a8c637ee509f2c304f324a22799ff5c4 (MD5) Previous issue date: 2014-07-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO conto em língua portuguesa em sala de aula: uma aposta positivapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ECKERLEBEN.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.