Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2013
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Gestão escolar democrática e a participação da família na educação infantil |
Author: | Kafer, Andréia Fátima Varela |
First advisor: | Pierozan, Sandra Simone Hopner |
Resume: | Gestão escolar democrática e a participação da família na Educação Infantil, tem os objetivos de compreender como o atendimento da educação infantil foi acontecendo no Brasil, promover uma reflexão a cerca dos fatores que dificultam ou impedem uma participação efetiva dos pais na vida escolar dos filhos e as contribuições do gestor neste contexto educativo. Como método de pesquisa foi utilizado uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários em três Centros Municipais de Educação Infantil do município de Concordia – SC, localizados em diferentes regiões, dois na área urbana, comtemplando centro bairro, e meio rural. Sendo a família o primeiro contexto de educação da criança, na Educação Infantil a parceria deve ser o ponto inicial do trabalho. No entanto para que isso aconteça o gestor deve compartilhar este espaço com as famílias, em um trabalho coletivo, que demonstre um olhar atento para o contexto em que estão inseridas construindo relações mais democráticas. Para isso deve-se aproveitar o máximo todas as possibilidades de estreitamento de relações abrindo espaço de convivência, socialização e parceria para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e uma gestão democrática. |
Keywords: | Gestão democrática Família Educação infantil |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2013 |
Issue Date: | 23-Feb-2018 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.