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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2014
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.creator | Teixeira, Claudia Simone da Cunha | - |
dc.date | 2018 | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-03T16:28:04Z | - |
dc.date.available | 2018-08-03T16:28:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2014 | - |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo problematizar e levantar algumas discussões sobre a educação como excludente e seletiva, reproduzindo o fracasso escolar nas classes populares. Nesse cenário, a lógica meritocrática na educação visa produzir uma justiça social, através do mérito individual, mas em uma sociedade como a brasileira, com grandes diferenças sociais a meritocracia escolar não produz justiça social, bem pelo contrário, só aumenta as desigualdades sociais. Também, é necessário destacar as teorias do neoliberalismo que tendem a transformar a escola como produtora de mão de obra, trabalhando em prol dos interesses mercadológicos empresariais. Desse modo, muitos alunos do ensino médio acabam abandonando os estudos antes de concluírem essa etapa, outros concluem, porém, acabam não ingressando no ensino superior, sendo inseridos no mercado de trabalho com pouca qualificação. Assim, é necessário que a gestão escolar esteja pautada numa gestão democrática, em prol do desenvolvimento completo dos alunos do ensino médio, oriundos das classes populares das escolas públicas, auxiliando-os a tornarem-se cidadãos críticos e participativos, para que possam ser sujeitos transformadores da sua realidade e da sociedade que estão inseridos. Trabalhos realizados pelos gestores em parceria com a universidade, destacando trabalho do programa PET da UFFS, tem como propósito auxiliar os gestores a transformar a realidade desses alunos, levando informações e experiência que os conduzirão ao enfrentamento das questões sociais relacionadas ao ingresso no ensino superior. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-08-03T13:01:33Z No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA.pdf: 190639 bytes, checksum: 4541d64ba5626a76158d8097f64a5c96 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-03T16:28:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA.pdf: 190639 bytes, checksum: 4541d64ba5626a76158d8097f64a5c96 (MD5) Previous issue date: 2018-06-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Meritocracia | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.title | As desigualdades sociais e a meritocracia na educação: a difícil transição do ensino médio a universidade | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TEIXEIRA.pdf | 186,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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