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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.creatorTeixeira, Claudia Simone da Cunha-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2018-08-03T16:28:04Z-
dc.date.available2018-08-03T16:28:04Z-
dc.date.issued2018-06-11-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2014-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo problematizar e levantar algumas discussões sobre a educação como excludente e seletiva, reproduzindo o fracasso escolar nas classes populares. Nesse cenário, a lógica meritocrática na educação visa produzir uma justiça social, através do mérito individual, mas em uma sociedade como a brasileira, com grandes diferenças sociais a meritocracia escolar não produz justiça social, bem pelo contrário, só aumenta as desigualdades sociais. Também, é necessário destacar as teorias do neoliberalismo que tendem a transformar a escola como produtora de mão de obra, trabalhando em prol dos interesses mercadológicos empresariais. Desse modo, muitos alunos do ensino médio acabam abandonando os estudos antes de concluírem essa etapa, outros concluem, porém, acabam não ingressando no ensino superior, sendo inseridos no mercado de trabalho com pouca qualificação. Assim, é necessário que a gestão escolar esteja pautada numa gestão democrática, em prol do desenvolvimento completo dos alunos do ensino médio, oriundos das classes populares das escolas públicas, auxiliando-os a tornarem-se cidadãos críticos e participativos, para que possam ser sujeitos transformadores da sua realidade e da sociedade que estão inseridos. Trabalhos realizados pelos gestores em parceria com a universidade, destacando trabalho do programa PET da UFFS, tem como propósito auxiliar os gestores a transformar a realidade desses alunos, levando informações e experiência que os conduzirão ao enfrentamento das questões sociais relacionadas ao ingresso no ensino superior.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-08-03T13:01:33Z No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA.pdf: 190639 bytes, checksum: 4541d64ba5626a76158d8097f64a5c96 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-03T16:28:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA.pdf: 190639 bytes, checksum: 4541d64ba5626a76158d8097f64a5c96 (MD5) Previous issue date: 2018-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechim-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectMeritocraciapt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.titleAs desigualdades sociais e a meritocracia na educação: a difícil transição do ensino médio a universidadept_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar

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