Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2014
Type: Artigo Cientifico
Title: As desigualdades sociais e a meritocracia na educação: a difícil transição do ensino médio a universidade
Author: Teixeira, Claudia Simone da Cunha
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
Resume: Este estudo tem como objetivo problematizar e levantar algumas discussões sobre a educação como excludente e seletiva, reproduzindo o fracasso escolar nas classes populares. Nesse cenário, a lógica meritocrática na educação visa produzir uma justiça social, através do mérito individual, mas em uma sociedade como a brasileira, com grandes diferenças sociais a meritocracia escolar não produz justiça social, bem pelo contrário, só aumenta as desigualdades sociais. Também, é necessário destacar as teorias do neoliberalismo que tendem a transformar a escola como produtora de mão de obra, trabalhando em prol dos interesses mercadológicos empresariais. Desse modo, muitos alunos do ensino médio acabam abandonando os estudos antes de concluírem essa etapa, outros concluem, porém, acabam não ingressando no ensino superior, sendo inseridos no mercado de trabalho com pouca qualificação. Assim, é necessário que a gestão escolar esteja pautada numa gestão democrática, em prol do desenvolvimento completo dos alunos do ensino médio, oriundos das classes populares das escolas públicas, auxiliando-os a tornarem-se cidadãos críticos e participativos, para que possam ser sujeitos transformadores da sua realidade e da sociedade que estão inseridos. Trabalhos realizados pelos gestores em parceria com a universidade, destacando trabalho do programa PET da UFFS, tem como propósito auxiliar os gestores a transformar a realidade desses alunos, levando informações e experiência que os conduzirão ao enfrentamento das questões sociais relacionadas ao ingresso no ensino superior.
Keywords: Escola pública
Ensino médio
Gestão escolar
Meritocracia
Neoliberalismo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2014
Issue Date: 11-Jun-2018
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEIXEIRA.pdf186,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.