Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2015
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Desafios da gestão na escola de educação infantil, em tempo integral, na perspectiva dos princípios da educação humanizadora
Autor(es): Rodrigues, Marcia Cristina
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Resumo: O artigo “Desafios da gestão na escola de educação infantil, em tempo integral, na perspectiva dos princípios da educação humanizadora” é oriundo da pesquisa realizada a partir do problema: De que forma os conceitos e princípios da humanização podem contribuir na prática da gestão participativa, na escola de educação infantil em tempo integral? Adota inicialmente a revisão bibliográfica, e, posteriormente, optou por utilizar um questionário, aplicado no ano de 2016, numa escola de educação infantil da cidade de Erechim. Está pesquisa é de caráter explicativo, qualitativo. O estudo bibliográfico se dará a luz de Luck e também terá algumas contribuições de Parô, Freire, Mendonça e Loss. A gestão participativa só será eficaz se houver comprometimento dos sujeitos, ao processo educacional, desde a tomada de decisões, passando pela responsabilidade da execução e os resultados obtidos. O ponto de partida é a elaboração de um projeto que apresente objetivos comuns, que atenda às demandas da escola e da comunidade, seguido da tomada de consciência de que é necessário a participação e colaboração de todos em todas as etapas do processo educativo, assumindo as responsabilidades em conjunto. Nesse sentido os sujeitos precisam constante buscar autoformação e autoconhecimento de si, para poder se compreender e compreender o outro, vivenciando em suas atitudes, princípios da éticos e do humanismo, nas relações e conflitos que envolvam a gestão escolar participativa.
Palavras-chave: Gestão escolar
Educação infantil
Humanização
Prática participativa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2015
Data do documento: 1-Mar-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES.pdf175,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.