Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/202
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Discursos acerca do incêndio da Boate Kiss (Santa Maria - RS)
Autor(es): Lima, Djéssica Follmann de
Resumo: Neste trabalho, buscaremos compreender como um dado evento foi discursivamente construído pela mídia. Mais especificamente, nossa compreensão centra-se em discursos que tratam sobre o conhecido incêndio na boate Kiss, no dia 27 de janeiro de 2013, que causou a morte de 242 pessoas e deixou mais de centenas de feridos. Nosso objeto de análise é uma seqüencia de capas publicadas no ano de 2014, um ano após a tragédia, pelo jornal Diário de Santa Maria. Por uma questão de delimitação, nossa leitura está focada na análise das capas do período de 23 de janeiro a 31 de janeiro de 2014. Para o desenvolvimento desta pesquisa, nos baseamos nas orientações teóricas e metodológicas propostas por estudiosos que vem desenvolvendo o que hoje é chamado de “estudos bakhtinianos”. Propomos pensar como através dos estudos bakhtinianos o discurso jornalístico constrói o evento da boate Kiss, 27 de janeiro de 2013. Focalizamos nossa análise nas capas de jornal, principalmente nos recursos expressivos nela empregados, para que possamos compreender o mundo por meio dos signos, das palavras e dos textos.
Abstract/Resumen: En este trabajo, tratamos de entender cómo un dado acontecimiento se construye discursivamente por los medios de comunicación. Más específicamente, nuestra comprensión se centra en los discursos que tratan sobre el conocido incendio en la discoteca Kiss, en 27 de enero de 2013, que causo la muerte de 242 personas y dejó cientos de heridos. Nuestro objeto de estudio es una secuencia de portadas publicados en 2014, un año después de la tragedia, en el periódico Diário de Santa María. Por una cuestión de definición, nuestra lectura se centra en el análisis abarca el período comprendido entre enero 23 a enero 31, 2014. Para desarrollar esta investigación, nos basamos en las directrices teóricas y metodológicas propuestas por estudiosos que se ha desarrollado lo que hoy es llamados "estudios de Bakhtín". Proponeos a pensar como a través de estudios de Bakhtín el discurso periodístico construye el caso, el evento da discoteca Kiss, 27 de enero de 2013. Centramos nuestro análisis en las portadas de periódico, sobre todo en sus rasgos expresivos empleados, para que podamos entender el mundo a través de signos, las palabras y textos.
Palavras-chave: Signo
Linguagem
Texto
Palavra
Estudo Bakhtinianos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/202
Data do documento: 23-Jul-2014
23-Jul-2014
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.