Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Terra, Mara Teresinha Rodrigues-
dc.creatorJost, Marlene-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2018-08-03T18:45:17Z-
dc.date.available2018-08-03T18:45:17Z-
dc.date.issued2018-01-22-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2049-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo dissertar sobre a gestão escolar, apresentando reflexões acerca do papel do gestor/direção, seus limites e possibilidades no processo de ensino aprendizagem. Com base em pesquisas bibliográficas, o estudo está embasado em autores que abordam sobre a gestão escolar democrática, ações e competências da direção escolar e sobre políticas educacionais. Os resultados evidenciam que as ações do gestor/direção escolar através de iniciativas e inovações estão associadas a resultados eficazes no ensino aprendizagem dos educandos. E que a articulação e mobilização dessas ações pelo gestor junto com seus pares, em sintonia com as políticas educacionais, são fundamentais para uma educação de qualidade. Isso justifica a razão pela qual a gestão escolar deve ser no coletivo, embora em alguns momentos ou em determinadas situações a presença de um líder ainda é necessário. Este texto foi fundamentado teoricamente por obras de vários autores, entre eles: Libâneo (2008, 2011, 2013); Lück (2000 e 2009); Ferreira (2000); Cury (2007), e também por artigos de outros autores da educação que foram estudados durante o curso de Especialização em Gestão Escolar na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS - Campus Erechim/RS.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-08-03T17:05:46Z No. of bitstreams: 1 JOST.pdf: 314345 bytes, checksum: 0aa8a96c92366ecc93877b1775aa95d5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-03T18:45:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOST.pdf: 314345 bytes, checksum: 0aa8a96c92366ecc93877b1775aa95d5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-03T18:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOST.pdf: 314345 bytes, checksum: 0aa8a96c92366ecc93877b1775aa95d5 (MD5) Previous issue date: 2018-01-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechim-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireçãopt_BR
dc.subjectGestorpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleO papel da gestão escolar/direção frente ao processo de ensino aprendizagem: possibilidades e limitespt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOST.pdf306,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.