Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2049
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Terra, Mara Teresinha Rodrigues | - |
dc.creator | Jost, Marlene | - |
dc.date | 2018 | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-03T18:45:17Z | - |
dc.date.available | 2018-08-03T18:45:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-22 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2049 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo dissertar sobre a gestão escolar, apresentando reflexões acerca do papel do gestor/direção, seus limites e possibilidades no processo de ensino aprendizagem. Com base em pesquisas bibliográficas, o estudo está embasado em autores que abordam sobre a gestão escolar democrática, ações e competências da direção escolar e sobre políticas educacionais. Os resultados evidenciam que as ações do gestor/direção escolar através de iniciativas e inovações estão associadas a resultados eficazes no ensino aprendizagem dos educandos. E que a articulação e mobilização dessas ações pelo gestor junto com seus pares, em sintonia com as políticas educacionais, são fundamentais para uma educação de qualidade. Isso justifica a razão pela qual a gestão escolar deve ser no coletivo, embora em alguns momentos ou em determinadas situações a presença de um líder ainda é necessário. Este texto foi fundamentado teoricamente por obras de vários autores, entre eles: Libâneo (2008, 2011, 2013); Lück (2000 e 2009); Ferreira (2000); Cury (2007), e também por artigos de outros autores da educação que foram estudados durante o curso de Especialização em Gestão Escolar na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS - Campus Erechim/RS. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-08-03T17:05:46Z No. of bitstreams: 1 JOST.pdf: 314345 bytes, checksum: 0aa8a96c92366ecc93877b1775aa95d5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-03T18:45:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOST.pdf: 314345 bytes, checksum: 0aa8a96c92366ecc93877b1775aa95d5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-03T18:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOST.pdf: 314345 bytes, checksum: 0aa8a96c92366ecc93877b1775aa95d5 (MD5) Previous issue date: 2018-01-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direção | pt_BR |
dc.subject | Gestor | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | O papel da gestão escolar/direção frente ao processo de ensino aprendizagem: possibilidades e limites | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOST.pdf | 306,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.