Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2049
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | O papel da gestão escolar/direção frente ao processo de ensino aprendizagem: possibilidades e limites |
Author: | Jost, Marlene |
First advisor: | Terra, Mara Teresinha Rodrigues |
Resume: | O presente artigo tem como objetivo dissertar sobre a gestão escolar, apresentando reflexões acerca do papel do gestor/direção, seus limites e possibilidades no processo de ensino aprendizagem. Com base em pesquisas bibliográficas, o estudo está embasado em autores que abordam sobre a gestão escolar democrática, ações e competências da direção escolar e sobre políticas educacionais. Os resultados evidenciam que as ações do gestor/direção escolar através de iniciativas e inovações estão associadas a resultados eficazes no ensino aprendizagem dos educandos. E que a articulação e mobilização dessas ações pelo gestor junto com seus pares, em sintonia com as políticas educacionais, são fundamentais para uma educação de qualidade. Isso justifica a razão pela qual a gestão escolar deve ser no coletivo, embora em alguns momentos ou em determinadas situações a presença de um líder ainda é necessário. Este texto foi fundamentado teoricamente por obras de vários autores, entre eles: Libâneo (2008, 2011, 2013); Lück (2000 e 2009); Ferreira (2000); Cury (2007), e também por artigos de outros autores da educação que foram estudados durante o curso de Especialização em Gestão Escolar na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS - Campus Erechim/RS. |
Palabras clave : | Direção Gestor Gestão escolar |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2049 |
Fecha de publicación : | 22-ene-2018 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOST.pdf | 306,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.