Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2049
Type: Artigo Cientifico
Title: O papel da gestão escolar/direção frente ao processo de ensino aprendizagem: possibilidades e limites
Author: Jost, Marlene
First advisor: Terra, Mara Teresinha Rodrigues
Resume: O presente artigo tem como objetivo dissertar sobre a gestão escolar, apresentando reflexões acerca do papel do gestor/direção, seus limites e possibilidades no processo de ensino aprendizagem. Com base em pesquisas bibliográficas, o estudo está embasado em autores que abordam sobre a gestão escolar democrática, ações e competências da direção escolar e sobre políticas educacionais. Os resultados evidenciam que as ações do gestor/direção escolar através de iniciativas e inovações estão associadas a resultados eficazes no ensino aprendizagem dos educandos. E que a articulação e mobilização dessas ações pelo gestor junto com seus pares, em sintonia com as políticas educacionais, são fundamentais para uma educação de qualidade. Isso justifica a razão pela qual a gestão escolar deve ser no coletivo, embora em alguns momentos ou em determinadas situações a presença de um líder ainda é necessário. Este texto foi fundamentado teoricamente por obras de vários autores, entre eles: Libâneo (2008, 2011, 2013); Lück (2000 e 2009); Ferreira (2000); Cury (2007), e também por artigos de outros autores da educação que foram estudados durante o curso de Especialização em Gestão Escolar na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS - Campus Erechim/RS.
Keywords: Direção
Gestor
Gestão escolar
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2049
Issue Date: 22-Jan-2018
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOST.pdf306,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.