Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2051| Type: | Artigo Cientifico |
| Título : | Gestão para a educação da "ralé" |
| Author: | Rocha, Leonel Estevão Smuk da |
| First advisor: | Pereira, Thiago Ingrassia |
| Resume: | Este artigo analisa os desafios de uma gestão para a educação da ralé. Para tanto, discute brevemente o que é a ralé, conceito apresentado por Souza (2016), bem como o papel da Educação de Jovens e Adultos no cenário educacional brasileiro, já que boa parte desta camada social designada como ralé é compelida a procurar esta modalidade de ensino para concluir seus estudos. Em um segundo momento, o artigo analisa Projetos Políticos-Pedagógicos de escolas estaduais do munícipio de Erechim que oferecem a modalidade de ensino em questão, a fim de verificar em que medida estas propostas contemplam os anseios e interesses dos sujeitos oriundos da ralé. Com o intuito de contribuir para as reflexões acerca da gestão da educação para esta classe marginalizada, este breve estudo evidenciou que embora os Projetos Político-Pedagógicos das escolas estejam em consonância com as diretrizes dadas pela legislação para a oferta da EJA, estes foram construídos sem a participação dos sujeitos de aprendizagem, o que acaba por não atender de maneira satisfatória às necessidades e interesses dos jovens e adultos advindos da ralé. |
| Palabras clave : | Gestão escolar Educação de Jovens e Adultos EJA Ralé |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2051 |
| Fecha de publicación : | 24-ene-2018 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ROCHA.pdf | 555.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.