Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2051| Tipo: | Artigo Cientifico |
| Título: | Gestão para a educação da "ralé" |
| Autor(es): | Rocha, Leonel Estevão Smuk da |
| Primeiro Orientador: | Pereira, Thiago Ingrassia |
| Resumo: | Este artigo analisa os desafios de uma gestão para a educação da ralé. Para tanto, discute brevemente o que é a ralé, conceito apresentado por Souza (2016), bem como o papel da Educação de Jovens e Adultos no cenário educacional brasileiro, já que boa parte desta camada social designada como ralé é compelida a procurar esta modalidade de ensino para concluir seus estudos. Em um segundo momento, o artigo analisa Projetos Políticos-Pedagógicos de escolas estaduais do munícipio de Erechim que oferecem a modalidade de ensino em questão, a fim de verificar em que medida estas propostas contemplam os anseios e interesses dos sujeitos oriundos da ralé. Com o intuito de contribuir para as reflexões acerca da gestão da educação para esta classe marginalizada, este breve estudo evidenciou que embora os Projetos Político-Pedagógicos das escolas estejam em consonância com as diretrizes dadas pela legislação para a oferta da EJA, estes foram construídos sem a participação dos sujeitos de aprendizagem, o que acaba por não atender de maneira satisfatória às necessidades e interesses dos jovens e adultos advindos da ralé. |
| Palavras-chave: | Gestão escolar Educação de Jovens e Adultos EJA Ralé |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2051 |
| Data do documento: | 24-Jan-2018 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ROCHA.pdf | 555.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.