Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2064
Type: Artigo Cientifico
Title: Bilinguismo na escola: uma gestão inclusiva para surdos e ouvintes
Author: Silva, Juliana Gemelli
First advisor: Lepke, Sonize
Resume: Com o intuito de trabalhar a questão da inclusão de alunos surdos em uma escola regular frequentada por ouvintes, este trabalho irá estudar documentos normativos que dissertem a respeito de como deverá ocorrer a inclusão. Para além disso e afim de complementar a discussão, alguns conceitos como bilinguismo, inclusão e a própria nomenclatura surdo, serão analisados à luz de especialistas que trabalham na área e defendem uma inclusão escolar onde a língua de sinais e a língua majoritária sejam além de respeitadas, ensinadas aos alunos e usadas pelos mesmos em situações de convívio e interação social. Uma escola preocupada com seus alunos deve adaptar-se da melhor maneira possível afim de favorecer a todos e respeitar culturas diferentes. Isto pode ser visto na análise de um estudo realizado no estado de São Paulo, onde uma escola opta por tornar-se bilíngue em prol de um aluno surdo.
Keywords: Surdez
Escola regular
Inclusão
Bilinguismo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2064
Issue Date: 29-Jan-2018
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA.pdf295,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.