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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2064
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Bilinguismo na escola: uma gestão inclusiva para surdos e ouvintes |
Autor(es): | Silva, Juliana Gemelli |
Primeiro Orientador: | Lepke, Sonize |
Resumo: | Com o intuito de trabalhar a questão da inclusão de alunos surdos em uma escola regular frequentada por ouvintes, este trabalho irá estudar documentos normativos que dissertem a respeito de como deverá ocorrer a inclusão. Para além disso e afim de complementar a discussão, alguns conceitos como bilinguismo, inclusão e a própria nomenclatura surdo, serão analisados à luz de especialistas que trabalham na área e defendem uma inclusão escolar onde a língua de sinais e a língua majoritária sejam além de respeitadas, ensinadas aos alunos e usadas pelos mesmos em situações de convívio e interação social. Uma escola preocupada com seus alunos deve adaptar-se da melhor maneira possível afim de favorecer a todos e respeitar culturas diferentes. Isto pode ser visto na análise de um estudo realizado no estado de São Paulo, onde uma escola opta por tornar-se bilíngue em prol de um aluno surdo. |
Palavras-chave: | Surdez Escola regular Inclusão Bilinguismo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2064 |
Data do documento: | 29-Jan-2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar |
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