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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Bilinguismo na escola: uma gestão inclusiva para surdos e ouvintes
Autor(es): Silva, Juliana Gemelli
Primeiro Orientador: Lepke, Sonize
Resumo: Com o intuito de trabalhar a questão da inclusão de alunos surdos em uma escola regular frequentada por ouvintes, este trabalho irá estudar documentos normativos que dissertem a respeito de como deverá ocorrer a inclusão. Para além disso e afim de complementar a discussão, alguns conceitos como bilinguismo, inclusão e a própria nomenclatura surdo, serão analisados à luz de especialistas que trabalham na área e defendem uma inclusão escolar onde a língua de sinais e a língua majoritária sejam além de respeitadas, ensinadas aos alunos e usadas pelos mesmos em situações de convívio e interação social. Uma escola preocupada com seus alunos deve adaptar-se da melhor maneira possível afim de favorecer a todos e respeitar culturas diferentes. Isto pode ser visto na análise de um estudo realizado no estado de São Paulo, onde uma escola opta por tornar-se bilíngue em prol de um aluno surdo.
Palavras-chave: Surdez
Escola regular
Inclusão
Bilinguismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2064
Data do documento: 29-Jan-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar

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