Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2065
Type: Artigo Cientifico
Título : Sucesso escolar, localização de escolas públicas e variáveis populacionais na área urbana de Erechim-RS
Author: May, Gisele Carla
First advisor: Paim, Robson Olivino
Resume: O presente trabalho buscou relacionar as implicações das variáveis de sucesso produzidas pelo Inep com a localização das escolas públicas de Ensino Fundamental na área urbana do município de Erechim-RS e as variáveis populacionais do seu entorno para a Gestão Educacional. A metodologia utilizada foi a localização das escolas públicas de Ensino Fundamental da área de estudo, levantamento dos dados populacionais por setor censitário junto ao IBGE, e dos indicadores de sucesso escolar (aprovação, reprovação, abandono e distorção idade/série) junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), espacialização das variáveis populacionais e educacionais em mapas comparando a localização das escolas com a quantidade de população por setores censitários, a distribuição de renda, e as variáveis de sucesso escolar. Ao realizar a espacialização foi possível perceber que o maior número de escolas localiza-se nos setores centrais, menos populosos, já nos setores mais populosos há um déficit de instituições de ensino público, além da necessidade de instituições de ensino nos setores novos e nas áreas de expansão da cidade.
Palabras clave : Indicadores educacionais
Sucesso escolar
Localização de escolas
Variáveis populacionais
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2065
Fecha de publicación : 19-jun-2018
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MAY.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.