Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2099
Type: Monografia
Título : Limitação do espaço de armazenamento de checkpoints em simulação distribuída otimista
Author: Ghidolin, Maicon
First advisor: Mello, Braulio Adriano de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Parizotto, Ricardo
Resume: Modelos de simulação distribuída que possuem componentes assíncronos estão sujeitos a retrocesso no tempo causados por violação de tempo. Checkpoints são utilizados para restauração de estados consistentes anteriores à violação de tempo. Ao longo da simulação os componentes podem gerar checkpoints inúteis em caso de retrocesso. Em simulações grandes esses checkpoints inúteis ocupam cada vez mais memória, e a falta de um armazenamento limitado desses checkpoints pode levar a simulação a um colapso por falta de memória. O objetivo deste trabalho é apresentar algumas técnicas de limitação do espaço de armazenamento de checkpoints e algumas estratégias para indicar quando os checkpoints podem ser removidos sem prejuízo para a simulação. As técnicas e estratégias serão implementadas no DCB (Distributed Co-simulation Backbone) a fim de fazer experimentos para avaliar o desempenho e a utilidade dos resultados de acordo com o objetivo proposto.
Resumen : Distributed simulation models that have asynchronous components are subject to time backtracking caused by time violation. Checkpoints are used for restoring consistent states prior to time violation. Throughout the simulation the components can generate non-useful checkpoints in case of throwback. In large simulations these useless checkpoints take up more and more memory, and the lack of limited storage of these checkpoints can lead the simulation to a collapse due to lack of memory. The objective of this work is to present some techniques of limiting the storage space of checkpoints and some strategies to indicate when the checkpoints can be removed without prejudice to the simulation. The techniques and strategies will be implemented in Distributed Co-simulation Backbone (DCB) in order to perform experiments to evaluate the performance and usefulness of the results according to the proposed objective.
Palabras clave : Checkpoints
Memória (Eletrônica digital)
Simulação distribuída
Qualidade de software
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2099
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GHIDOLIN.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.