Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2128
Tipo: Dissertação
Título: Do paiub ao sinaes: aproximações entre as políticas públicas de avaliação da educação superior
Autor(es): Luft, Isabel Cristina Miorando
Primeiro Orientador: Scheffer, Nilce Fátima
Resumo: A avaliação da Educação Superior no Brasil atualmente é coordenada pela política pública do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. O presente trabalho que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul na linha de Pesquisa de Políticas Públicas, tem por meta analisar as contribuições do Programa de Avaliação Institucional – PAIUB, para o SINAES. A designação dessas duas políticas para análise justifica-se devido ao fato de o PAIUB ser o primeiro programa de avaliação da Educação Superior previsto de maneira sistemática, e o SINAES, por ser a atual política vigente. Para a análise das duas políticas, procedeu-se uma pesquisa de caráter qualitativo, que se utilizou da metodologia da Análise de Conteúdo segundo Bardin (1977). A partir da análise realizada, constatou-se que muitas são as contribuições do PAIUB ao SINAES, das quais se destacam a autoavaliação, a consideração da infraestrutura, do ensino, da pesquisa e da extensão, dentre outros aspectos observados neste estudo. Além disso, pode-se afirmar, com base nas análises, que no PAIUB prevaleceu a concepção formativa de avaliação, aspecto que no SINAES possui duas vertentes avaliativas, as quais agregam funções de regulação e de cunho educacional, fatores que podem decorrer do contexto histórico e educacional vivenciado nos momentos de implantação e execução das políticas. O SINAES é considerado um sistema que contribui para a qualidade institucional das IES brasileiras, porém o mesmo, não deve exercer somente suas funções regulatórias, e sim, agregar também as funções educativas, as quais são a essência das instituições de Educação Superior. Os resultados apontam que a avaliação da Educação Superior no Brasil tem contribuído de maneira significativa para a melhoria da qualidade institucional. Porém, ressalta-se que a busca incessante por qualidade não pode afetar outras demandas, tais como a educativa, a social, a de serviços prestados e aquelas que fazem parte da realidade das IES brasileiras. Por fim, ressaltam-se que foram encontradas aproximações entre as políticas analisadas, mais precisamente, contribuições que o PAIUB proporcionou ao SINAES, o que pode sinaliza a aceitação, o aperfeiçoamento e a continuidade do sistema.
Abstract/Resumen: The evaluation of Higher Education in Brazil is currently coordinated by the public policy of the National System for the Evaluation of Higher Education - SINAES. The present work, which is linked to the Graduate Program in Education of the Federal University of the Southern Frontier in the line of Public Policy Research, aims to analyze the contributions of the Institutional Evaluation Program (PAIUB) for SINAES. The designation of these two policies for analysis is justified due to the fact that PAIUB is the first systematic evaluation program of Higher Education, and SINAES is the current policy. For the analysis of the two policies, a qualitative research was carried out, using the methodology of Content Analysis according to Bardin (1977). Based on the analysis carried out, it was verified that many of the contributions of PAIUB to SINAES are highlighted, including self-assessment, consideration of infrastructure, teaching, research and extension, among other aspects observed in this study. In addition, it can be affirmed, based on the analyzes, that in the PAIUB the formative conception of evaluation prevailed, an aspect that in the SINAES has two evaluative aspects, which add regulatory and educational functions, factors that can be derived from the historical context and educational experience during the implementation and execution of policies. The SINAES is considered a system that contributes to the institutional quality of Brazilian HEIs, but it should not only exercise its regulatory functions, but also add the educational functions, which are the essence of Higher Education institutions. The results indicate that the evaluation of Higher Education in Brazil has contributed significantly to the improvement of institutional quality. However, it should be emphasized that the incessant search for quality cannot affect other demands, such as educational, social, services rendered and those that are part of the reality of Brazilian HEIs. Finally, it should be noted that there were found approximations between the analyzed policies, more precisely, contributions that the PAIUB provided to SINAES, which may signal the acceptance, improvement and continuity of the system.
Palavras-chave: Ensino superior
Políticas públicas
Avaliação da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2128
Data do documento: 2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUFT.pdf895,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.