Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Batista, Jeize de Fátima-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Ana Cecília Teixeira-
dc.contributor.referee2Dias, Ana Beatriz Ferreira Dias-
dc.creatorAraujo, Adenir da Silva-
dc.date2018-07-03-
dc.date.accessioned2018-10-05T11:32:05Z-
dc.date.available2018-09-27-
dc.date.available2018-10-05T11:32:05Z-
dc.date.issued2018-07-03-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2142-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la importancia del uso de la dinámica educativa en clase, en la enseñanza del idioma portugués en la enseñanza fundamental, como una herramienta para ayudar en el proceso de enseñanzaaprendizaje como recurso motivador y facilitador para entender el contenido trabajados y en la formación del sujeto como ser social. Esta investigación se llevó a cabo a través de artículos y libros de investigación que orientan sobre dicho tema, dividido en tres capítulos: primero se convirtió en una literatura acerca de la enseñanza del idioma portugués en el siglo XXI, en un segundo tiempo tratamos de conceptualizar dinámicas pedagógicas y analizar su importancia en el proceso de enseñanza y, por último, se produjeron algunas sugerencias prácticas de actividades para trabajar en el aula. En este estudio, es posible afirmar que las dinámicas pedagógicas son recursos metodológicos que auxilian y estimulan el aprendizaje de los alumnos, favoreciendo la interacción y la construcción de los conocimientos.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do uso de dinâmicas pedagógicas em sala de aula, no ensino de língua portuguesa, no Ensino Fundamental, como uma ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem, enquanto recurso motivacional e facilitador na compreensão dos conteúdos trabalhados e na formação do sujeito enquanto ser social. Esta pesquisa foi realizada por meio de pesquisas de artigos e livros que norteiam sobre o referido tema, dividindo-se em três capítulos: primeiramente fez-se um levantamento bibliográfico sobre o ensino da língua portuguesa no século XXI, num segundo momento procurouse conceitualizar dinâmicas pedagógicas e analisar sua importância no processo de ensino e, por último, produziram-se algumas sugestões práticas de atividades para trabalhar em sala de aula. Diante deste estudo, é possível afirmar que as dinâmicas pedagógicas são recursos metodológicos que auxiliam e estimulam a aprendizagem dos alunos, favorecendo a interação e a construção dos conhecimentos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-09-27T17:58:14Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO.pdf: 599583 bytes, checksum: 3157840e5fd4e023d0c530a1383dec29 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-10-05T11:32:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARAUJO.pdf: 599583 bytes, checksum: 3157840e5fd4e023d0c530a1383dec29 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-05T11:32:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARAUJO.pdf: 599583 bytes, checksum: 3157840e5fd4e023d0c530a1383dec29 (MD5) Previous issue date: 2018-07-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectDinâmica de grupopt_BR
dc.title"O uso de dinâmicas no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental"pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAUJO.pdf585,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.