Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2147
Tipo: Monografia
Título: Considerações sobre as mulheres na Belle Époque tropical a partir do olhar da produção ficcional de João do Rio
Autor(es): Fraccari, Sabrina Ferraz
Primeiro Orientador: Berned, Pablo Lemos
Primeiro membro da banca: Paz, Demétrio Alves
Segundo membro da banca: Chassot, Jaqueline
Resumo: Com a proclamação da República no Brasil, uma série de mudanças tanto estruturais quanto sociais e culturais começou a ocorrer, sobretudo na cidade do Rio de Janeiro, primeira capital republicana, em um período conhecido como Belle Époque tropical, e teve grande impacto na vida das mulheres. Tais modificações podem ser observadas na obra ficcional de João do Rio, especialmente nos livros analisados: Dentro da noite (1910), A profissão de Jacques Pedreira (1913), A correspondência de uma estação de cura (1918) e A mulher e os espelhos (1919). Observadas a partir de um viés masculino, sempre que apresentam comportamento distinto daquele esperado, as mulheres impressionam os rapazes e acabam por ser julgadas a partir dos juízos de valor de cada um. Quando as tomamos a partir de suas próprias percepções, elas refletem e questionam-se sobre suas trajetórias sempre previamente determinadas, evidenciando certa lucidez com relação ao contexto no qual vivem. Deste modo, os comportamentos diversos do esperado e o questionamento acerca de sua própria trajetória acabam por perturbar perspectivas previamente definidas acerca do que podem ou não as mulheres, contribuindo para que elas reflitam e também, de certo modo, questionem sua condição no contexto histórico em questão.
Abstract/Resumen: Con la proclamación de la República de Brasil, una serie de cambios tanto estructurales cuanto sociales y culturales empezó a ocurrir, sobre todo en la ciudad de Rio de Janeiro, primera capital republicana, en un período conocido como Belle Époque tropical, y tuvo gran impacto en la vida de las mujeres. Estas modificaciones pueden ser observadas en la obra ficcional de João do Rio, especialmente en los libros analizados: Dentro da noite (1910), A profissão de Jacques Pedreira (1913), A correspondência de uma estação de cura (1918) y A mulher e os espelhos (1919). Observadas según una mirada masculina, siempre que presentan comportamiento distinto de aquel que se espera, las mujeres impresionan los hombres y acaban juzgadas a partir de los juicios de valor de cada uno. Cuando las miramos a partir de sus propias percepciones, ellas reflejan y se cuestionan sobre sus trayectorias siempre previamente determinadas, evidenciando cierta lucidez con relación al contexto en el cual viven. Así siendo, los comportamientos diversos de lo que se espera y el cuestionamiento acerca de su propia trayectoria acaban por perturbar las perspectivas previamente definidas acerca de lo que pueden o no las mujeres, contribuyendo para que ellas reflejen y también, de cierto modo, cuestionen su condición en el contexto histórico en cuestión.
Palavras-chave: Análise do discurso
Mulheres
Gêneros (grupos sociais)
Feminismo
Movimentos sociais
História Cultural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2147
Data do documento: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRACCARI.pdf992,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.