Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2148
Tipo: Monografia
Título: "O real e a ficção: possíveis discussões relacionadas ao acordo ficcional em "confissões de Ralfo (Uma autobiografia imaginária)", de Sérgio Sant'anna
Autor(es): Gallas, Taciana
Primeiro Orientador: Berned, Pablo Lemos
Primeiro membro da banca: Paz, Demétrio Alves
Segundo membro da banca: Bolzan, Neides Marsane
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar como ocorre a assinatura do acordo ficcional no romance Confissões de Ralfo (uma autobiografia imaginária), do autor Sérgio Sant‟Anna, publicado em 1975, a fim de apresentar elementos que provocam o rompimento do acordo ficcional, um acordo tácito firmado pelo leitor diante da obra literária. Para o desenvolvimento deste trabalho, propomos a reflexão sobre o valor de realidade e a ficção, isto é, valores referentes ao acordo ficcional, o papel do leitor frente ao texto literário e, ainda, os possíveis pactos de leitura verificáveis no romance analisado. Para fomentar a discussão sobre o rompimento deste acordo, abordamos conceitos que definem o romance, a autobiografia e a autoficção, bem como os efeitos de leitura produzidos a partir de noções como a autorrepresentação, a paródia, mise en abyme e a metaficção. Estes pactos e efeitos de leitura, constatados ao decorrer da leitura e da análise, sinalizam que desde o título da obra o leitor é desafiado a assinar o acordo ficcional, porém os diferentes pactos e efeitos de leitura corroboram para que ocorram constantes rompimentos deste acordo.
Abstract/Resumen: Este trabajo tiene por objetivo identificar como ocurre la firma del acuerdo ficcional en la novela Confissões de Ralfo (uma autobiografía imaginária) del autor Sérgio Sant‟Anna, publicado en 1975, a fin de presentar elementos que provocan el rompimiento del acuerdo ficcional, un acuerdo tácito firmado por el lector delante la obra literaria. Para el desarrollo de este trabajo, proponemos la reflexión sobre el valor de realidad y la ficción, o sea, valores referentes al acuerdo ficcional, el papel del lector frente al texto literario y, aún, los posibles pactos de lectura verificables en la novela analizada. Para fomentar la discusión sobre el rompimiento de este acuerdo, abordamos conceptos que definen la novela, la autobiografía y la autoficción, también los efectos de lectura producidos a partir de nociones como la autorrepresentación, la parodia, mise en abyme y la metaficción. Estos pactos y efectos de lectura, constatados en la lectura y análisis, presentan que desde el título de la obra el lector es desafiado a firmar el acuerdo ficcional, pero los distintos pactos y efectos de lectura corroboran para que ocurran constantes rompimientos de este acuerdo.
Palavras-chave: Análise do discurso
Romance
Confissões de Ralfo
Autobriografia
Teoria literária
Leitura
Ficção
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2148
Data do documento: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GALLAS.pdf962,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.