Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2150
Type: Monografia
Title: O uso do gênero canção na sala de aula de língua portuguesa: contribuindo para formação de sujeitos críticos
Author: Klucznic, Luciana Maria
First advisor: Batista, Jeize de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Ana Beatriz Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Resume: Este trabalho tem como objetivo, trabalhar com o gênero textual canção numa perspectiva de propor habilidades e estratégias possibilitando uma ação pedagógica para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno no ensino-aprendizagem, pois hoje uma das maiores dificuldades do aluno na escola é ler e produzir textos e é pela leitura que o educando desenvolve uma atitude responsiva tornando-o sujeito ativo pensante. Nesse sentido, este estudo buscará fazer um levantamento de dados qualitativos baseados em pesquisas bibliográficas principalmente dos autores Antunes (2003), Koch (2011), Leffa (2012), Marcuschi (2010), Travaglia (2001), no ensino de língua portuguesa, a partir de uma investigação sobre conceitos do gênero textual e da gramática contextualizada, levando em consideração o estudo do gênero canção, ademais de desenvolver um plano de ensino, utilizando a canção “Era uma vez”, da autora Kell Smith. Dessa forma, a utilização do gênero canção, é uma representação ideológica e social que marca um tempo e uma geração, que deve ser trabalhado na escola a fim de promover debates e reflexões, desenvolvendo habilidades de leitura e a capacidade crítica dos alunos.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo, trabajar con el género textual canción en una perspectiva de proponer habilidades y estrategias posibilitando una acción pedagógica para el desarrollo de la capacidad crítica del alumno en la enseñanza- aprendizaje, pues hoy una de las mayores dificultades del alumno en la escuela es leer y producir textos y es por la lectura que el educando desarrolla una actitud responsiva haciéndole sujeto activo pensante. En este sentido, este estudio tratará de examinar los datos cualitativos basados en investigaciones bibliográficas principalmente autores Antunes (2003), Koch (2011), Leffa (2012), Marcuschi (2010) Travaglia (2001), la enseñanza de la lengua portuguesa, a partir de una investigación sobre conceptos del género textual y de la gramática contextualizada, teniendo en cuenta el estudio del género canción, además de desarrollar un plan de enseñanza, utilizando la canción "Era uma vez", de la autora Kell Smith. De esta forma, la utilización del género canción, es una representación ideológica y social que marca un tiempo y una generación, que debe ser trabajado en la escuela a fin de promover debates y reflexiones, desarrollando habilidades de lectura y la capacidad crítica de los alumnos.
Keywords: Língua Portuguesa
Gênero textual
Material didádico
Aprendizagem
Ensino
Formas musicais
Transtornos de aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2150
Issue Date: 4-Jul-2018
Appears in Collections:TCC Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KLUCZNIK.pdf466,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.