Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2150
Tipo: Monografia
Título: O uso do gênero canção na sala de aula de língua portuguesa: contribuindo para formação de sujeitos críticos
Autor(es): Klucznic, Luciana Maria
Primeiro Orientador: Batista, Jeize de Fátima
Primeiro membro da banca: Dias, Ana Beatriz Ferreira
Segundo membro da banca: Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, trabalhar com o gênero textual canção numa perspectiva de propor habilidades e estratégias possibilitando uma ação pedagógica para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno no ensino-aprendizagem, pois hoje uma das maiores dificuldades do aluno na escola é ler e produzir textos e é pela leitura que o educando desenvolve uma atitude responsiva tornando-o sujeito ativo pensante. Nesse sentido, este estudo buscará fazer um levantamento de dados qualitativos baseados em pesquisas bibliográficas principalmente dos autores Antunes (2003), Koch (2011), Leffa (2012), Marcuschi (2010), Travaglia (2001), no ensino de língua portuguesa, a partir de uma investigação sobre conceitos do gênero textual e da gramática contextualizada, levando em consideração o estudo do gênero canção, ademais de desenvolver um plano de ensino, utilizando a canção “Era uma vez”, da autora Kell Smith. Dessa forma, a utilização do gênero canção, é uma representação ideológica e social que marca um tempo e uma geração, que deve ser trabalhado na escola a fim de promover debates e reflexões, desenvolvendo habilidades de leitura e a capacidade crítica dos alunos.
Abstract/Resumen: Este trabajo tiene como objetivo, trabajar con el género textual canción en una perspectiva de proponer habilidades y estrategias posibilitando una acción pedagógica para el desarrollo de la capacidad crítica del alumno en la enseñanza- aprendizaje, pues hoy una de las mayores dificultades del alumno en la escuela es leer y producir textos y es por la lectura que el educando desarrolla una actitud responsiva haciéndole sujeto activo pensante. En este sentido, este estudio tratará de examinar los datos cualitativos basados en investigaciones bibliográficas principalmente autores Antunes (2003), Koch (2011), Leffa (2012), Marcuschi (2010) Travaglia (2001), la enseñanza de la lengua portuguesa, a partir de una investigación sobre conceptos del género textual y de la gramática contextualizada, teniendo en cuenta el estudio del género canción, además de desarrollar un plan de enseñanza, utilizando la canción "Era uma vez", de la autora Kell Smith. De esta forma, la utilización del género canción, es una representación ideológica y social que marca un tiempo y una generación, que debe ser trabajado en la escuela a fin de promover debates y reflexiones, desarrollando habilidades de lectura y la capacidad crítica de los alumnos.
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Material didático
Transtornos de aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2150
Data do documento: 4-Jul-2018
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLUCZNIK.pdf466,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.