Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2152
Tipo: Monografia
Título: Possibilidades de leitura do curta-metragem: “Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo” e a questão do ensino
Autor(es): Alcinei, Antonio Peres
Primeiro Orientador: Batista, Jeize de Fátima
Primeiro membro da banca: Dias, Ana Beatriz Ferreira
Segundo membro da banca: Schneiders, Caroline Mallmann
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo, numa posição discursiva, a partir da Análise de Discurso compreender gestos de interpretação possibilitando novas experiências e perspectivas com relação à linguagem audiovisual com o uso do curta-metragem “Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo” de Willian Joyce, valorizando os aspectos culturais e ideológicos. Nesse contexto, utilizaremos a teoria da Análise de Discurso de linha francesa para entender como funciona esse processo de construção do texto no curta-metragem. Para essa representação, foi traçado um viés teórico-conceitual dos estudos discursivos de Pêcheux (1990), Orlandi (1996), Coraccini (1995) e Indursky (2001). Dessa forma, norteado pelo viés teórico da Análise de Discurso, o corpus é constituído por recortes de imagens por meio das quais se pretende analisar uma das suas múltiplas significações na construção e produção de efeitos de sentidos. A partir da análise discursiva realizada, buscamos compreender se o curta-metragem é uma ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do sujeito, desenvolvendo habilidades de leitura interpretativa e crítica ou é apenas um material de entretenimento, que deixa escapar, pela linguagem, seu posicionamento no discurso.
Abstract/Resumen: El presente trabajo tiene como objetivo, en una posición discursiva, a partir del Análisis de Discurso comprender gestos de interpretación posibilitando nuevas experiencias y perspectivas con relación al lenguaje audiovisual con el uso del cortometraje “Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo” del Willian Joyce, valorizando los aspectos culturales e ideológicos. En este contexto, utilizaremos la teoría del Análisis de Discurso de línea francesa para entender cómo funciona ese proceso de construcción del texto en el cortometraje. Para esa representación, se trazó un sesgo teórico-conceptual de los estudios discursivos de Pêcheux (1990), Orlandi (1996), Coraccini (1995) e Indursky (2001). De esta forma, orientado por el sesgo teórico del Análisis de Discurso, el corpus está constituido por recortes de imágenes por medio de las cuales se pretende analizar una de sus múltiples significaciones en la construcción y producción de efectos de sentidos. A partir del análisis discursivo realizado, buscamos comprender si el cortometraje es una herramienta que puede auxiliar en el proceso de enseñanza-aprendizaje del sujeto, desarrollando habilidades de lectura interpretativa y crítica o es sólo un material de entretenimiento, que deja escapar, por el lenguaje, su posición en el discurso.
Palavras-chave: Análise do discurso
Filme
Cinema
Teoria
Linguagem audiovisual
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2152
Data do documento: 5-Jul-2018
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERES.pdf892,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.