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Tipo: Dissertação
Título: Escolas do interior do Município de Cerro Largo: uma análise de seus projetos político-pedagógicos e práticas pedagógicas
Autor(es): Dillenburg, Carla Inês
Primeiro Orientador: Botelho, Louise de Lira Roedel
Primeiro membro da banca: Rotta, Edemar
Segundo membro da banca: Leite, Fabiane de Andrade
Terceiro membro da banca: Arenhart, Livio Osvaldo
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi analisar a convergência entre os Projetos Políticos Pedagógicos e práticas pedagógicas de duas escolas municipais do interior de Cerro Largo, à luz da Educação do Campo 1 , de forma a contribuir com o desenvolvimento local. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, localizada na Linha Santo Antônio, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco, localizada na Linha São Francisco. Para alcançar os objetivos propostos, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica, com o propósito de investigar a literatura sobre o tema e embasar o resgate histórico da trajetória da Educação do Campo, além de compreender a sua contribuição para o desenvolvimento social do meio rural enquanto política pública. O segundo passo foi analisar o que propõe o Projeto Político-Pedagógico das escolas. O terceiro passo foi conhecer as escolas e realizar observações práticas pedagógicas, além de conversar com professores e alunos, de forma a conhecê-los melhor. Esta etapa ajudou na compreensão dos depoimentos dos professores na etapa posterior, a dos grupos focais. Os grupos focais foram realizados somente com os professores, separados em dois grupos, cada qual em sua escola. A quinta etapa ocorreu através de entrevista semiestruturada, individual e pré-agendada, com as duas gestoras das escolas e com o coordenador municipal de educação, sempre considerando os dados levantados nas etapas anteriores e que ainda precisavam de mais esclarecimentos e compreensão em outro âmbito. Como procedimento metodológico foi utilizada a abordagem qualitativa de cunho interpretativista, do tipo estudo de caso, com desenho narrativo, etnográfico de corte transversal, pelo fato de seu desenho ser observacional, não experimental, com coleta de dados e amostragem que foram realizadas por meio de análise, observação participante e entrevistas semiestruturadas dos sujeitos em seu ambiente natural, sem intervenção do pesquisador, observando as práticas pedagógicas, cotidiano escolar e analisando o projeto político-pedagógico. O resultado, em resposta à pergunta problema, é de que os PPP’s das escolas, assim como suas práticas pedagógicas, não vão ao encontro do que propõe a Educação do Campo, pois ambos tendem a uma prática urbanocentrista. Porém, com este estudo verificou-se que, mesmo de forma indireta, as escolas contribuem para o desenvolvimento local, uma vez que atuam através de sua filosofia de ensino, com a formação integral e crítica dos sujeitos.
Abstract: The main goal of this research was analyze the convergence among the Pedagogical Policies Project and the pedagogical practices of two municipal schools in the countryside of Cerro Largo, in light of Field Education, in a way to contribute to the local development. The research was realized in a Municipal Elementary School Dom Pedro II, located in Santo Antônio Village and in the Municipal Elementary School São Franciso, located in São Francisco Village. To achieve the proposed objectives, firts it was realized a bibliographic review, with the purpose of investigating the literature on the subject and base the historical rescue of the Field Education trajectory, as well as to undersatnd the contribution to the social development in the countryside as public policies. The second step was to analyze which propose the Pedagogical Policies Project of the schools. The third step was to know the schools and make practical pedagogical observations, as well as to talk with teachers and students, in a way to know them better. This stage helped in the comprehension of the teacher’s evidence in the posterior step, the focal groups. The focal groups were realized only with the teachers, apart in two groups, each one in its school. The fifth step was trhough a semi scrutured interview, individual and arranged, with two gestors of the school and with the municipal educational coordinator, always considerating the data collected in the previous stages and the ones which needed more explanation and comprehension in other ambit. Such as metodological proceeding was used a qualitative approaching with stamp interpretative, as study case, with narrative design, ethnographic of tranversal cut, by the fact of its design to be observational, and not experimental, with data collection and sampling which made themselves through analyzes, participant observation and semiscrutured interviews of the subject in its natural habitat, without interventionof the researcher, observing the pedagogical practices, school routine and analyzing the pedagogical policies project. The result, in replay to the problem question, is that the school Pedagogical Policies Project, and like their pedagogical practices, do not meet the goals of Field Education, because both tend to an urban-centric practice. However, with this study verified that, even in an indirect form, the schools contribute to the local development, once that them act through their philosophy of teaching, with the integral and critical formation of the subjects.
Palavras-chave: Educação ambiental
Educação no campo
Políticas públicas
Cerro Largo
Comunidade escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2170
Data do documento: 27-Ago-2018
Nível: Mestrado
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