Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/217
Tipo: Monografia
Título: A publicização nos anais do encontro nacional de ensino de química (ENEQ) 2014 e a potencialidade da fotografia na problematização da química verde
Autor(es): Panho, Juliana
Primeiro Orientador: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão De Curso (TCC) voltada para a pesquisa na área de estudo do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)– campus Realeza (PR), procurou compreender a potencialidade da fotografia na discussão das bases da Química Verde, como também através da analise dos outros apectos que utilizamos como corpus de nossa pesquisa, um dialogo para além de experimentos e laboratórios, instigando a problemática da Química Verde frente a crise ambiental que estamos vivenciando. O trabalho foi ancorado na pesquisa e analise dos trabalhos publicizados no XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), que ocorreu em 2014, na coleção de livro didáticos “Química Cidadã” organizado por Wildson Luiz Pereira dos Santos e Gerson de Souza Mól, e nas fotografias retratadas em vários ambientes do município de Salto do Lontra, Paraná. Através da analise desses três aspectos chegamos nas categorias, que seguem a base da proposta de analise textual discursiva (ATD) construída por Moraes e Galiazzi (2007). As categorias emergiram das unidades de sentido, a qual chegamos nas seguintes: (i) Sustentabilidade enfatizando o desenvolvimento industrial; (ii) Impactos ambientais e a crise ambiental que estamos vivenciando; (iii) Dimensões da Educação voltada para o ambiente e os princípios da Química Verde. Para a construção do dialogo da pesquisa optamos por discutir apenas uma das categorias “Dimensões da Educação voltada para o ambiente e os princípios da Química Verde” a qual consideramos mais pertinente com nossos ideais. A Química Verde propõem um ensino mais concentrado na prevenção, na busca pela minimização das problemáticas ambientais desenvolvendo metodologias e processos que não agridam o ambiente e nem os seres humanos, dessa maneira é fundamental que ela esteja inserida em todos os processos de ensino e formação, para que os indivíduos formulem seus valores e seus objetivos conscientes e preocupados com o futuro das próximas gerações e também do planeta. Para desenvolver metodologias e processos mais limpos, o individuo precisa analisar as dimensões dessa temática Química Verde, para então fundamentar sua pesquisa com bases sólidas de conhecimento. Dessa maneira elencamos as dimensões de um ensino baseados nas problemáticas ambientais, no desenvolvimento econômico e na sustentabilidade, paradigmas fundamentais para compreender o processo sócio-histórico da Química Verde.
Palavras-chave: Química verde
Fotografia
Sustentabilidade
Educação
Meio ambiente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/217
Data do documento: 30-Jun-2016
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PANHO.pdf23,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.