Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Petry, Vitor José-
dc.creatorKleemann, Robson-
dc.date2018-07-12-
dc.date.accessioned2018-10-31T13:20:08Z-
dc.date.available2018-10-29-
dc.date.available2018-10-31T13:20:08Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2181-
dc.description.abstractThe present work evidences the importance of the use of interdisciplinarity and the use of technological resources in the pedagogical practice, presenting three methodological proposals for the teaching of Mathematics from interdisciplinary relations with problems of the discipline of Physics, having GeoGebra software as intermediary support. Addressed the topics involving spherical mirrors and the similarity of triangles: characterization of the images from the position of the object in relation to the mirror; waves, satellite signals and the parabola: functioning of a satellite dish; and Kepler's Laws and the Ellipse: the locus of the trajectory described by the planets around the Sun. In addition, is available, online, a pedagogical material on the subject of methodological proposals, developed from GeoGebra.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho evidencia a importância do uso da interdisciplinaridade e da utilização de recursos tecnológicos na prática pedagógica, apresentando três propostas metodológicas para o ensino de Matemática a partir de relações interdisciplinares com problemas da disciplina de Física tendo o software GeoGebra como suporte intermediador. Abordam-se os tópicos envolvendo espelhos esféricos e a semelhança de triângulos: caracterização das imagens a partir da posição do objeto em relação ao espelho; ondas, sinais de satélites e a parábola: funcionamento de uma antena parabólica; e, Leis de Kepler e a elipse: lugar geométrico da trajetória descrita pelos planetas em torno do Sol. Ainda, disponibiliza-se de forma online, objetos virtuais de aprendizagem referente às propostas metodológicas, desenvolvidos no GeoGebra.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by NELCY TERESINHA DA ROSA KEGLER (nelcy.kegler@uffs.edu.br) on 2018-10-30T12:50:16Z No. of bitstreams: 1 KLEEMANN.pdf: 5364738 bytes, checksum: 6cf65e8107642771dd2d764a1fed6fba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-10-31T13:20:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KLEEMANN.pdf: 5364738 bytes, checksum: 6cf65e8107642771dd2d764a1fed6fba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-31T13:20:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KLEEMANN.pdf: 5364738 bytes, checksum: 6cf65e8107642771dd2d764a1fed6fba (MD5) Previous issue date: 2018-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSoftware geogebrapt_BR
dc.subjectsoftwares pedagógicospt_BR
dc.titleDesenvolvimento de propostas metodológicas para o trabalho interdisciplinar nas disciplinas de matemática e físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLEEMANN.pdf5,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.