Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/218
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ribas, Djuli Schillreff | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-02T19:39:15Z | - |
dc.date.available | 2017-06-02 | - |
dc.date.available | 2017-06-02T19:39:15Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-23 | - |
dc.date.issued | 2014-07-23 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/218 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem a finalidade de compreender como os estudantes universitários de língua espanhola de um curso de Letras Português-Espanhol constroem as suas identidades no contexto de formação inicial, além de analisar a relação entre o investimento, as comunidades imaginadas (NORTON, 2000, 2011, 2013) e as comunidades de prática (WENGER, 2007) no processo de construção identitária como professores de espanhol. A pesquisa é de natureza qualitativa, com perspectiva interpretativista, utilizando como instrumento de coleta primário, uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que há mudanças identitárias quanto ao investimento na carreira docente que, inicialmente, não estava presente na maioria dos professores em formação. Entretanto, é possível observar que os alunos não enfatizam a predileção pela atuação como professores de língua espanhola, ao contrário do que ocorre com a língua portuguesa. lsso pode ser compreendido pela falta de uma comunidade imaginada e comunidade de prática e pelo pouco investimento na aprendizagem de espanhol, pois os acadêmicos demonstram incerteza frente aos objetivos e ao capital cultural resultante dessa aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-02T19:27:23Z No. of bitstreams: 1 RIBAS.pdf: 812149 bytes, checksum: fa189bb9791734050c492ec5206d19a3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-02T19:39:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIBAS.pdf: 812149 bytes, checksum: fa189bb9791734050c492ec5206d19a3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-02T19:39:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIBAS.pdf: 812149 bytes, checksum: fa189bb9791734050c492ec5206d19a3 (MD5) Previous issue date: 2014-07-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A constituição identitária do professor espanhol em formação inicial: comunidade imaginada, investimento e comunidade de prática | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.