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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/218
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | A constituição identitária do professor espanhol em formação inicial: comunidade imaginada, investimento e comunidade de prática |
Author: | Ribas, Djuli Schillreff |
Resume: | O presente trabalho tem a finalidade de compreender como os estudantes universitários de língua espanhola de um curso de Letras Português-Espanhol constroem as suas identidades no contexto de formação inicial, além de analisar a relação entre o investimento, as comunidades imaginadas (NORTON, 2000, 2011, 2013) e as comunidades de prática (WENGER, 2007) no processo de construção identitária como professores de espanhol. A pesquisa é de natureza qualitativa, com perspectiva interpretativista, utilizando como instrumento de coleta primário, uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que há mudanças identitárias quanto ao investimento na carreira docente que, inicialmente, não estava presente na maioria dos professores em formação. Entretanto, é possível observar que os alunos não enfatizam a predileção pela atuação como professores de língua espanhola, ao contrário do que ocorre com a língua portuguesa. lsso pode ser compreendido pela falta de uma comunidade imaginada e comunidade de prática e pelo pouco investimento na aprendizagem de espanhol, pois os acadêmicos demonstram incerteza frente aos objetivos e ao capital cultural resultante dessa aprendizagem. |
Keywords: | Língua espanhola Aprendizagem Ensino Formação de professores |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/218 |
Issue Date: | 23-Jul-2014 23-Jul-2014 |
Appears in Collections: | Letras |
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