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Tipo: Dissertação
Título: As vozes constitutivas da Educação do Campo: do nascedouro aos dias atuais (1998-2018).
Autor(es): Pauletti, Jéssica
Primeiro Orientador: Caracelli Scherma, Camila
Resumo: Com este trabalho, pretendemos compreender as vozes que constituíram a Educação do Campo como signo ideológico desde o seu nascedouro até os dias atuais (1998-2018). Para tanto, interessa-nos as lutas discursivas, expressas nas mais diversas esferas de atividade humana e nos gêneros discursivos e, desse modo, buscamos construir compreensões a partir de um conjunto de dados heterogêneos, com enunciados que abordam concepções, valorações e tomadas de posições divergentes ao se tratar da Educação do Campo. Com o recorte temporal a partir da década de noventa, traçamos três objetivos que fundamentaram a construção dos capítulos deste texto: 1.Estudar discursivamente as disputas que acontecem no território camponês por conta do jogo entre rural e urbano e como essas disputas são refletidas e refratadas na esfera das políticas públicas educacionais; 2. Compreender a constituição da Educação do Campo como um signo ideológico e perceber quais as relações de identidade e de alteridade presentes nesse signo; 3. Auscultar as vozes presentes em dois projetos políticos pedagógicos com a intenção de compreender as disputas territoriais, educacionais e de luta de classe presentes na materialidade verbal desses documentos. O território camponês (o campo) é um signo ideológico em disputa, uma vez que há forças contraditórias que defendem interesses divergentes relacionados ao uso desse espaço e de sua organização. Essa dinâmica territorial também se reflete e se refrata nas ações e nos documentos educacionais, constituindo duas frentes que se entrecruzam em termos de discursos e de interesses de classe; de um lado, a chamada educação rural, constatada em documentos oficiais, que atende às recomendações do neoliberalismo e da globalização em ascensão, da transposição dos dizeres escolares urbanos para o rural; de outro, a Educação do Campo, que nasce na contradição, no confronto e que tensiona o que já está dado, baseia-se nas lutas populares, proporcionada pelos movimentos sociais, na ideologia do cotidiano, pelos sujeitos do campo que pleiteavam uma organização educacional promovida pelas bases da sociedade. Com essas linhas divergentes de concepção do território camponês e da Educação do Campo, compreendemos que nos processos de constituição de políticas educacionais do campo existem diferentes interesses ideológicos, que aqui foram estudados pela linguagem, pela palavra e pelos signos.
Abstract/Resumen: With this paper, we aim to understand the voices that built up the Field Education as an ideological sign from its beginnings until the present days (1998-2018). For this purpose, we are interested in the discursive battles, expressed on the most diverse spheres of human activity and on discursive genders, thus, we search for the building of comprehensions from a collection of heterogenic data, with statements that address conceptions, valuation, and divergent positions when dealing with Peasant Education. With a timeline from the 90’s decade, we have drawn three goals that based the chapter building of this text: 1. To discursively study the disputes that happen on peasant territory due to the game between rural and urban and how those disputes are reflected and refracted on the educational public policies sphere; 2. To understand the constitution of Peasant Education as an ideological sign and to notice the relations of identity and alterity present on this sign; 3. To auscultate the present voices in two pedagogical policies project with the intention of understanding the territorial, educational and class conflict battles present in the verbal materiality of those documents. The peasant territory (the field) is an ideological sign in dispute, once there are contradictory forces that defend divergent interests related to the usage of this space and its organization. This territorial dynamics is also reflected and refracts itself on the educational actions and documents, constituting two fronts that interwoven in terms of discourses and class interests; on one hand, the so-called rural education, present on official documents, which meet the recommendations of neoliberalism and of the ascending globalization, the transposition of school sayings from urban or rural; on the other hand, the Peasant Education, which rises on contraction, on confrontation and which tensions what is already given, is based on popular struggles, provided by social movements, on the daily ideology, by the subjects of the field who claimed an educational organization promoted by the bases of society. With these divergent lines of the conception of the peasant territory and Peasant Education, we understand that in process of constitution of field education policies there are different ideological interests which were studied here through language, word, and signs.
Palavras-chave: Educação agrícola
Politica educacional
Gêneros discursivos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2192
Data do documento: 20-Nov-2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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