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Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização e letramento nas escolas do campo de Concórdia : o que dizem os cadernos dos alunos do primeiro ano.
Autor(es): Schiavini, Andréia Cadorin
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Resumo: Os diferentes contextos históricos, sociais, culturais, econômicos e políticos marcam a trajetória histórica da educação, através de mudanças conceituais e metodológicas, especificamente associadas as práticas pedagógicas que envolvem a alfabetização e o letramento. Da mesma forma a Educação do Campo (EdoC) é atravessada historicamente por estas transformações, evidenciando um passado, não muito distante, no qual a educação era deixada a parte, pela compreensão de que o mundo letrado não era necessário ao sujeito que pertencia a este espaço. Assim o estudo tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Que concepções de alfabetização e letramento estão presentes nas atividades registradas nos cadernos dos alunos do primeiro ano das Escolas do Campo com classes multisseriadas? O objetivo geral consiste em identificar as concepções de alfabetização e letramento presentes nos cadernos dos alunos do primeiro ano, classes multisseriadas do campo, do município de Concórdia – SC. Estabelece como objetivos específicos (i) identificar qual o lugar da alfabetização e do letramento ao longo da história, (ii) contextualizar historicamente a Educação do Campo, situando as Escolas do Campo da Rede Pública Municipal de Concórdia nos seus aspectos históricos, sociais, culturais, e, (iii) compreender a importância da alfabetização e do letramento na Educação do Campo, nas escolas de classes multisseriadas desta Rede. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, realizada a partir da análise das atividades registradas nos cadernos dos alunos de 1º ano, no período de 2015, 2016 e 2017. Os vinte cadernos coletados são de alunos de cinco escolas do campo, de classes multisseriadas, matriculados na rede municipal de ensino de Concórdia - SC. A análise dos cadernos de alunos, fundamenta-se no método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2011). Para tanto, buscou-se aporte teórico em Soares (1995), Cagliari (2005), Kleiman (2008), Mortatti (2006), Rego (2011), Luria (2005), Vygotsky (1989, Cafiero (2005), Freire (1993), Caldart (2003), Guedini (2017), Kolling, Cerioli e Caldart (2002), Gritti (2003), Romanelli (2013), Molina (2015), Souza (2012), Concórdia (2004), Vendrame (2007), Vendramini (2004), Paim (2006), Amador (2015), Ferreira (1996), entre outros. Considerando a pesquisa realizada foi possível perceber que a preocupação com as especificidades da alfabetização ocorre na maioria das vezes dissociada da prática social, aponta como fundamental na perspectiva da EdoC a contextualização das atividades relacionando-as aos usos e funções da escrita e da leitura, no contexto do letramento, destacando que o entendimento sobre a alfabetização precisa ultrapassar reducionismos para ampliar as possibilidades de leitura e escrita. Palavras – chave: Alfabetização. Letramento. Educação do Campo.
Abstract/Resumen: The different historical, social, cultural, economic and political contexts mark the historical trajectory of education, through conceptual and methodological changes, specifically associated with the pedagogical practices that involve Initial Reading Instruction and literacy. In the same way, Field Education (EdoC) is historically traversed by these transformations, evidencing a not too distant past in which education was left apart by the realization that the literate world was not necessary to the subject that belonged to this space. Thus, the study has as a research problem the following question: What conceptions of Initial Reading Instruction and literacy are present in the activities recorded in the notebooks of the first year students of the Field Schools with multisite classes? The general objective is to identify the conceptions of Initial Reading Instruction and literacy present in the first year students' notebooks, multisseries classes in the field, in the municipality of Concórdia – SC. It establishes as specific objectives (i) to identify the place of Initial Reading Instruction and literacy throughout history, (ii) to contextualize the Field Education historically, placing the Schools of the Municipal Public Network of Concordia in their historical, sócial and cultural aspects , and (iii) to understand the importance of Initial Reading Instruction and literacy in Field Education in the school's multisite class schools. This is a qualitative, documentary research, based on the analysis of the activities recorded in the first year students' notebooks, in the period of 2015, 2016 and 2017. The twenty notebooks collected are students from five field schools, from multi - grade classes, enrolled in the Concordia - SC municipal school network. The analysis of students' notebooks is based on the Content Analysis method proposed by Bardin (2011). In order to do so, a theoretical contribution was sought in Soares (1995), Cagliari (2005), Kleiman (2008), Mortatti (2006), Rego (2011), Luria (2005), Vygotsky (2003), Caldart (2003), Guedini (2017), Kolling, Cerioli and Caldart (2002), Gritti (2003), Romanelli (2013), Molina (2015), Souza (2012), Concordia (2004), Vendramini (2004), Paim (2006), Amador (2015), Ferreira (1996), among others. Considering the research carried out, it was possible to perceive that the concern with the specificities of Initial Reading Instruction is most often dissociated from the social practice, it points out as fundamental in the Field Education perspective the contextualization of activities relating them to the uses and functions of writing and reading, in the literacy context, emphasizing that the understanding of Initial Reading Instruction needs to go beyond reductions in order to increase the possibilities of reading and writing. Keywords: Initial Reading Instruction. Literacy. Field Education
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Educação do campo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2198
Data do documento: 4-Dez-2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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